A alopecia e a calvície são condições caracterizadas pela interrupção do ciclo do crescimento do cabelo ou de pelos do corpo.
Isso faz com que o cabelo fique mais fino, fraco e caindo mais que o normal. Mas fique tranquilo que vamos te explicar tudo sobre a alopecia.
Primeiramente, é importante saber que há vários tipos de alopecias, as mais comuns são a calvice e a alopecia androgenética. Entenda a seguir sobre cada uma delas.
Calvície – Alopecia Androgenética
A alopecia androgenética, mais conhecida como calvície, é causada por fatores genéticos e é muito comum, principalmente em homens.
Acontece mediante a produção do hormônio dihidrotestosterona (DHT) e da enzima 5-alfa-redutase, responsáveis pela queda de cabelo.
A enzima transforma a testosterona em DHT, fazendo com que haja redução na quantidade de folículos pilosos e consequentemente deixando o couro cabeludo mais rígido.
Deixando o cabelo com falhas e rarefeito na área central, nas entradas ou no topo da cabeça.
Pode atingir homens e mulheres e fica mais aparente entre os 40 e 50 anos, entretanto, pode aparecer na adolescência.
Alopecia areata
É causada por um evento importante, como gravidez, traumatismos, estresse. Sendo considerada uma doença autoimune, que é quando o sistema imunológico ataca o corpo.
Onde as próprias células que ficam ao redor do folículo capilar impedem a produção de novos fios. Fazendo uma falha em formato circular.
É possível identificar essa condição através da perda de cabelo em uma ou mais áreas do couro cabelo e até mesmo nos braços, sobrancelhas, barba e pernas.
Esse tipo de condição atinge pessoas mais jovens, principalmente abaixo dos 20 anos.
O que causa a alopecia?
Há alguns fatores associados ao avanço dessas condições, mas é importante lembrar que as causas podem ser variadas. Então, conheça os principais fatores:
- Doenças na tireoide;
- Traumas na área;
- Estresse;
- Alimentação inadequada, com falta de nutrientes e vitaminas;
- Hormônios masculinos;
- Hereditariedade;
- Dermatite seborreica;
- Infecções por bactérias ou fungos;
- Reações adversas a tratamentos ou medicamentos, como a quimioterapia;
- Produto de cabelo que agride o couro cabeludo.
Conheça outros tipos de alopecia
Existem tipos de alopecia que não são muito comum, sendo:
Por tração – Ocorre quando a raiz do cabelo é forçada com frequência, seja em penteados, rabo de cavalo, coques, tranças, entre outros.
Os danos causados no folículo capilar podem ser irreversíveis.
Eflúvio telógeno – É normal a queda diárias entre 50 a 100 fios de cabelo, quando essa margem chega entre 300 a 500 fios por dia é importante ficar atento, pois pode ser eflúvio telógeno.
Atinge pessoas com que tem uma condição médica ou que sofreram um evento traumático, como: febre, cirurgia, parto, desequilíbrio da tireoide, entre outros.
Cicatricial – Ocorre quando há uma inflamação no folículo capilar, além da queda de cabelo, os sintomas são: descamação na região, ardência, vermelhidão, coceiras, abscessos dolorosos e espinhas pequenas.
É uma condição rara e pode ser desencadeada por doenças como lúpus eritematoso e diabete, e também pode estar relacionado a exposição a radiação, produtos químicos, queimaduras e doenças dermatológicas.
Frontal fibrosante – O principal alvo dessa doença autoimune são as mulheres, ela pode acontecer após o período da menopausa.
Onde há um recuo da linha do cabelo, sendo que as axilas e as sobrancelhas também podem sofrer com a perda dos pelos. Outros sintomas muito comuns são: “bolinhas” e manchas vermelhas no rosto.
Tratamentos e produtos cosméticos
Sempre que notar a queda capilar excessiva busque por um médico tricologista ou dermatologista para poder investigar as causas e o tipo de alopecia. Para então identificar o melhor tratamento.
Mas existem alguns tratamentos comuns, que são:
- Antibióticos;
- Laser e Led;
- Microagulhamento;
- Intradermoterapia;
- Tratamento da haste capilar;
- Microinfusão de medicamentos na pele.
Existem também diversos tratamentos com produtos cosméticos, conheça a Linha Antiqueda Jaborandi da Bio Extratus.
Que conta com shampoo, condicionador e banho de creme, saiba mais sobre cada um deles:
Shampoo + Condicionador Antiqueda Jaborandi – Desenvolvido especialmente para acelerar o crescimento saudável dos seus cabelos, além de controlar a queda.
Possui em sua formulação Jaborandi, Alecrim, Quilaia, Vitaminas A, B e E, responsáveis por ativarem a circulação.
Banho de Creme Antiqueda Jaborandi – Esse produtinho conta com uma fórmula enriquecida com Jaborandi, Quilaia e Alecrim, responsáveis por estimular o crescimento e auxiliar no tratamento antiqueda.
Além disso, vai controlar a secreção sebácea, proporcionar reflorescência, nutrir e tonificar o couro cabeludo.
O que achou do nosso conteúdo sobre alopecia e calvície? Deixe o seu comentário.
Não perca mais de nossas dicas nas redes sociais do Instagram, Facebook e Twitter.
Obrigada!