You are currently viewing Cabelo Grisalho: Entenda porque o cabelo fica assim
FK - Cabelo Grisalho

Cabelo Grisalho: Entenda porque o cabelo fica assim

Na sua grande maioria o aparecimento do cabelo grisalho pode gerar uma preocupação estética em muitas pessoas, ainda mais quando isso acontece precocemente.

Como também pode ser um estilo de vida para pessoas que decidem assumir o cabelo grisalho, mas é importante lembrar que deve-se ter certos cuidados.

O surgimento do cabelo grisalho pode estar associado a alguns fatores, veja a seguir.

Entenda porque o cabelo fica grisalho

O cabelo grisalho é causado pela perda da capacidade do nosso organismo de formar a melanina.

Os melanócitos são células responsáveis pela produção da melanina e conforme os melanócitos envelhecem a capacidade de produzir melanina reduz.

Com isso, o pigmento do cabelo deixa de existir e começa a ficar grisalho para então se tornar branco. Esse processo é denominado cientificamente de canícies.

Na verdade, o cabelo é transparente e não branco. O que causa a impressão da cor branca é a refração da luz no cabelo.

A causa do surgimento do cabelo grisalho é decorrente da idade e começa a partir dos 30 anos.  Conheça alguns fatores que podem deixar o seu cabelo grisalho:

Genética – A principal causa é a predisposição genética, todo mundo vai ter cabelo grisalho um dia e não tem para onde correr.

A pergunta é quando vai começar a aparecer a alteração na cor dos fios, e isso é determinado segundo a genética de cada pessoa.

Albinismo – O albinismo é um distúrbio genético caracterizado pela perda total ou parcial da melanina, responsável pelo pigmento do cabelo, pele e olhos.

Vitiligo – O vitiligo é uma doença autoimune caracterizada pela perda da coloração da pele, e em alguns casos do cabelo também.

Piebaldismo – É um distúrbio raro caracterizado pela ausência de melanócitos em diferente regiões do corpo.

FK - Cabelo Grisalho (Piebaldismo)
FK – Cabelo Grisalho (Piebaldismo)

 

Por que jovens também tem cabelo grisalho?

Como dito anteriormente, a principal causa é a predisposição genética. Se seus pais tiveram o surgimento precoce do cabelo grisalho, provavelmente você também vai ter.

Além disso, há alguns fatores que influenciam no surgimento precoce, mesmo sem ter predisposição genética. Veja quais são:

  • Disfunção de tireoide;
  • Anemia perniciosa;
  • Exposição excessiva ao sol;
  • Alimentação desequilibrada;
  • Poluição;
  • Estresse;
  • Doenças autoimunes;
  • Alopecia areata;
  • Doenças do couro cabeludo;
  • Tabagismo.

Como evitar que o cabelo fique grisalho?

Não é possível evitar com que o cabelo fique grisalho, mas é possível adiar esse processo. Para isso é necessário manter uma vida saudável e equilibrada. Então:

Se alimente adequadamente – A deficiência de vitaminas pode fazer com que o cabelo fique grisalho mais rápido, então invista em alimento fontes de:

  • Vitamina D – fígado de bacalhau, gema de ovo, sardinha, atum, cogumelos, salmão.
  • Vitamina B1 (tiamina) – semente de girassol, uva-passa, cereais integrais, nozes.
  • Vitamina B5 (ácido pantotênico) – brócolis, peixe, abacate, frango, gema de ovo.
  • Vitamina B12- carne bovina, peixe, frango, cenoura, couve-flor e moluscos.

São vitaminas que combatem os radicais livres, diminuindo o estresse oxidativo. Que também é responsáveis pelo surgimento do cabelo grisalho.

Evite ambientes estressantes – Situações estressantes é uma das principais causas do aumento dos radicais livres em todo o corpo, inclusive nos cabelos.

Isso causa uma agressão nos melanócitos e consequentemente ocorre a alteração na cor do cabelo.

Evite a exposição aos raios UV – Deixar o cabelo exposto aos raios UV aumenta o estresse oxidativo, então sempre use produtos para proteger as madeixas.

É indicado usar leave-in que protegem os fios contra as agressões causadas pela radiação solar.

FK - Cabelo Grisalho (leave-in)
FK – Cabelo Grisalho (leave-in)

Um ótimo leave-in é o  Divine Tem In One da Braé, com proteção UV.

Ele conta com uma fórmula enriquecida com um Blend de Óleos Nobres, que são responsáveis por proporcionar um poder máximo de hidratação e redução do frizz.

É possível reverter a cor do cabelo grisalho?

Não é possível reverter, pois o processo de perda de melanócitos é progressiva. Entretanto, é possível reverter quando a causa do surgimento do cabelo grisalho for por causas externas, como o estresse.

Uma vez que a origem do estresse é eliminada, o corpo pode voltar ao normal e o cabelo voltar a sua cor natural.

Cuidados com o cabelo grisalho

A estrutura do cabelo grisalho é mais frágil e quebradiço, por esse motivo os cuidados devem ser redobrados, além disso, o cabelo grisalho tende a amarelar.

Por esse motivo é essencial manter o cronograma capilar em dia! Invista na restauração e na hidratação das madeixas, e use produtos desamareladores.

Como a Máscara Condicionadora Alta Moda Tratamento Desamalerador da Alfaparf, que realça o brilho e cor de cabelos loiros, descoloridos e grisalhos.

Com ativos hidratantes e matizadores também conta com filtro UV que protege os fios das agressões causadas por raios solares, além de trazer muito brilho e hidratação para as madeixas.

O que achou do nosso conteúdo sobre cabelo grisalho? Deixe o seu comentário.

Não perca mais de nossas dicas nas redes sociais do Instagram, Facebook e Twitter.

Obrigada!

Deixe um comentário