You are currently viewing Californiana: Guia completo
FK - Californiana

Californiana: Guia completo

A californiana é uma ótima opção para quem quer dar um up no visual. É uma técnica amada por muitas pessoas, além de ser uma tendência que não sai de moda.

Foi inspirada nos surfistas da Califórnia, por isso o nome “Californiana”. Os surfistas têm o cabelo com aspecto mais claro nas pontas. Muitos deles passavam parafina no cabelo para deixar mais claro.

Em 2012 a californiana ganhou presença em diversos salões de beleza do Brasil e está presente até hoje. Conheça mais sobre as mechas californianas!

Saiba o que é a californiana

A californiana é uma técnica de descoloração, o produto descolorante é aplicado do meio até as pontas do cabelo. Tem como objetivo clarear os fios, mas sem mexer na raiz.

É ideal para quem quer um visual despojado, praiano e iluminado. Além de ser super prático, pois não tem necessidade de retocar a raiz.

Entretanto, a californiana pode ser confundida com a técnica ombré hair. Veja a seguir como diferenciar uma técnica da outra.

Diferença entre californiana e ombré hair

É fato que as técnicas são parecidas, mas não são iguais! Entenda qual é a diferença dessas duas técnicas:

Californiana

As mechas são bem mais claras nas pontas e contrasta com o meio e o topo do cabelo.  Sendo que o clareamento não se aproxima da raiz. O efeito é mais marcado.

Ombré hair

As mechas são finas e o clareamento é gradativo até as pontas, sem nenhum contraste marcante. Tem o efeito mais degradê.

FK - Californiana
FK – Californiana

Saiba como escolher o tom ideal da descoloração

As mechas californianas podem ser feitas em qualquer tipo de cabelo e em qualquer cor de tintura.

É essencial avaliar a cor natural do seu cabelo para então escolher uma cor para tingir as mechas californianas. Uma boa escolha garante um bom resultado e mais harmonia.

Veja algumas dicas para te ajudar a escolher a melhor coloração das mechas californianas:

Para morenas

Devemos usar como base o tom natural do cabelo para criar um contraste.

A coloração mais recomendada para cabelos castanhos escuros são californianas em tons de mel, puxando para o dourado.

Já para cabelos castanhos claros, a cor pode variar. Mas opte por tonalidades de caramelo, que trazem mais suavidade. Pode optar também por tons mais claros.

Para ruivas

Além das mechas californianas ficarem divinas no cabelo ruivo, ela também intensifica a cor do cabelo.

É indicado que as ruivas optem por tons laranjas mais claros e até mesmo loiro. Trazendo jovialidade ao visual.

Para loiras

O aspecto mais praiano fica para as loiras. Pois, é o que mais se assemelha aos cabelos dos surfistas que têm os fios loiros queimados pelo sol.

Mas nesse caso o ideal é que o tom da raiz e das pontas não sejam tão diferentes, deve sofrer uma mudança suave. Com isso os fios ficam mais iluminados sem perder a cor natural.

É recomendado que as loiras optem por cores como loiro-claríssimo, loiro-mel, loiro-platinado e entre outras cores semelhantes.

Para cabelo colorido

Quem quer ter cabelo colorido pode abusar das mechas californianas, elas podem ser feitas com uma ou mais cores.

O segredo está na hora da aplicação da descoloração e da aplicação da tintura. É indicado intercalar a altura dos fios, para não ficar artificial. Formando um degradê mais natural.

Como as mechas californianas são feitas

O mais indicado é que esse procedimento seja feito por um profissional qualificado, para que os resultados sejam satisfatórios.

Mas muitas pessoas preferem não ir ao salão de beleza e fazer por conta própria, mesmo que seja arriscado.

Pois, sem os conhecimentos necessários o seu sonho pode virar uma catástrofe. Então, sempre procure um profissional.

Se você gostou dessa técnica e quer saber como ela é feita, acompanhe esse passo a passo:

FK - Californiana
FK – Californiana

1º passo: Misture o pó descolorante e a água-oxigenada em um recipiente até ficar homogêneo. É importante seguir as instruções da embalagem para fazer a misturinha.

2º passo: Separe o cabelo em partes e com o auxílio de um pincel ou pente, pegue a mistura e aplique nas pontas do cabelo.

3º passo: Aplique também no comprimento de algumas mechas para dar aparência de um degradê. Analise bem as mechas antes de aplicar, para ficar mais natural.

4º passo: Aguarde o produto agir, isso leva em média de 25 a 45 minutos. Para não ter surpresas, dá uma espiadinha a cada 5 ou 10 minutos, para ver como o cabelo está clareando.

5º passo: Lave o cabelo assim que chegar na tonalidade desejada, aproveite e use uma máscara de tratamento. A descoloração causa danos ao cabelo e o tratamento ajuda a recuperar a fibra capilar.

Te indico usar a Máscara de Pós Coloração da Jacques Janine, ela consegue penetrar nos fios e reparar fissuras e pequenos danos causados pela química. Garante nutrição intensa para os fios, além de alinhar cutículas.

Cuidados essenciais para manter o cabelo saudável após o procedimento

Para ter suas mechas californianas ainda mais bonitas, deve-se ter alguns cuidados. Para manter o cabelo descolorido saudável é recomendado:

  • Fazer cronograma capilar;
  • Não lavar os cabelos com água quente;
  • Usar protetor térmico quando o cabelo for exposto a uma fonte de calor.
  • Use produtos sem sal.

O que achou do nosso conteúdo sobre californiana? Deixe o seu comentário.

Não perca mais de nossas dicas nas redes sociais do Instagram, Facebook e Twitter.

Obrigada!

Deixe um comentário