You are currently viewing Envelhecimento da pele: Rugas, pelancas e linhas de expressão
FK - Envelhecimento da pele

Envelhecimento da pele: Rugas, pelancas e linhas de expressão

O envelhecimento da pele é um processo natural onde ao longo dos anos a nossa pele perde rigidez até a formação de pelancas, linhas de expressão e rugas.

No entanto, esse processo pode ser acelerado devido à falta de nutrientes, hábitos alimentares ruins, fumos, falta de hidratação e falta do uso do protetor solar.

Conheça esses fatores e saiba mais sobre os estágios do envelhecimento da pele e como cuidar. 

Envelhecimento da pele

O envelhecimento da pele pode ocorrer de duas maneiras ao decorrer da vida, sendo classificado como,  envelhecimento cronológico popularmente chamado de envelhecimento por idade ou fotoenvelhecimento causado pelo excesso de exposição da pele no sol sem proteção solar.

O aparecimento das linhas de sinais e rugas são um processo natural conforme o tempo devido à desaceleração da produção de elastina e colágeno.

Além disso, o envelhecimento da pele também se associa a perda de vitaminas e nutrientes que o organismo necessita para ter a pele saudável. 

A pele passa por três estágios de envelhecimento que são divididos em três fases. A primeira fase ocorre entre os 25 e 30 anos, dos 35 aos 45 anos e a terceira fase passa a se desenvolver a partir dos 40 anos.

FK - Envelhecimento da pele
FK – Envelhecimento da pele

Envelhecimento cronológico/intrínseco 

O envelhecimento cronológico/intrínseco é dividido em três estágios que estão relacionados a idade.

A primeira fase ocorre entre os 25 e 30 anos, quando se inicia a perda de colágeno e fibras responsáveis pela elasticidade.

Com a perda, a pele começa a ficar menos firme perdendo a sustentação, dando início a  primeira etapa do envelhecimento intrínseco da pele.

Dessa maneira, é nessa fase que começam a surgir linhas suaves de expressão e também pode ocorrer a  diminuição da luminosidade. 

No segundo estágio, as proteínas da elastina, responsáveis pela fibra elástica da pele, já estão um pouco mais desgastadas e por isso, as linhas de expressão podem ficar mais marcadas e há a perda do contorno do rosto. 

Causas do envelhecimento cronológico

  • Conforme vamos envelhecendo as células ficam mais lentas e a renovação celular vai diminuindo;
  • Degradação da proteína que contribui com a firmeza da pele chamada colágeno; 
  • Pouca produção de substâncias naturais que ajudam a manter a pele hidratada como o ácido hialurônico;
  • Perda da estrutura óssea.

Foto envelhecimento/extrínseco

O envelhecimento da pele também acontece por falta de proteção que somado ao excesso de sol na pele causa o envelhecimento conhecido por fotoenvelhecimento ou envelhecimento extrínseco.

O excesso de exposição da pele no sol sem o uso de protetor solar é capaz de antecipar o envelhecimento da pele.

Isso significa que a pele envelhece mais rápido e pode gerar doenças como o câncer. 

Os raios UV quando penetrados na pele podem danificar a fibra do colágeno, comprometendo a produção de enzimas responsáveis por reconstruir as fibras.

Com isso, a produção de elastina e a reconstrução da pele são processadas de maneira incompleta causando a má recuperação da pele afetada pelo sol. 

Causas do envelhecimento extrínseco

  • Ocasionado pelos fatores ambientais como poluição e exposição ao sol;
  • Falta de limpeza, hidratação e principalmente a falta do protetor solar.

Linhas de expressão, rugas e flacidez

FK - Envelhecimento da pele
FK – Envelhecimento da pele

Linhas de expressão

As nossas expressões faciais são naturais, os nossos músculos do rosto se movimentam com elas quando expressamos emoções como sorrir e chorar.

Por isso, as linhas de expressão são mais comuns na região dos olhos, entre as sobrancelhas, testa, lábios e ao redor deles. 

No entanto, ao longo dos anos, com as repetidas vezes que isso ocorre, as linhas vão ficando marcadas devido à idade ou se antecipar devido à escassez de cuidados com a pele, alimentação, hidratação e hábitos não saudáveis. 

Rugas e flacidez

As rugas se formam devido à perda de elasticidade e pouca produção de colágeno no organismo. O ciclo da ruga se inicia quando há redução da produção dessas substâncias que dão elasticidade e o aumento de pele seca. 

Com a flacidez as rugas tendem a ficar mais profundas e aparentes, formando as marcas no rosto normalmente nas linhas de expressão.

Como prevenir e cuidar

FK - Envelhecimento da pele
FK – Envelhecimento da pele

Os cuidados com a pele no sol são essenciais para evitar o envelhecimento precoce da pele, aparecimento de manchas, rugas, linhas de expressão e problemas que estimulam as células cancerígenas.

A maneira mais eficaz de se proteger dos raios ultravioletas transmitidos pelo sol é usando o filtro solar ou produtos para proteção da pele no sol com antioxidantes.

O protetor solar tem uma poderosa ação protetora criando uma camada contra os raios solares, impedindo que penetrem na pele, enquanto que o antioxidante age para neutralizar os radicais livres impedindo o envelhecimento da pele. 

Além disso, o consumo de produtos vegetais e alimentos com nutrientes e vitaminas B3, B5, C, A e a vitamina E são auxiliares importantes nas etapas de envelhecimento natural da pele.

Vitamina B3 (niacina) – A vitamina B3 é importante para impedir o envelhecimento precoce da pele. A mesma é responsável por prevenir danos causados pelos raios UV e tem efeito calmante. 

Dessa maneira, melhora a textura e suaviza a pele. A mesma pode ser encontrada em produtos cosméticos como sérum, loção ou creme. Além disso, é recomendado o uso de protetor solar sempre independente da estação do ano. 

Vitamina B5 (ácido pantotênico) – Mais conhecido como pantenol tem uma importante função no nosso organismo, sendo produzida naturalmente por ele. Essa vitamina é produzida no nosso organismo agindo na renovação da pele e possui efeito anti-inflamatório. 

Essa vitamina é encontrada em frutas, grãos, legumes, vegetais, entre outros alimentos. Também é possível encontrar em cápsulas, comprimidos e em pó.

Para consumo adequado, consulte um médico dermatologista ou especialistas da área de nutrição para recomendação. 

Vitamina A – A vitamina A age contra a flacidez, a mesma, atua no processo de renovação das células da pele responsáveis por produzir o colágeno.

Vitamina C – Efeito antioxidante previne o envelhecimento precoce além de devolver luminosidade e efeito clareador de manchas. 

Uma outra alternativa que pode ajudar a desacelerar o processo de envelhecimento da pele é a prática de exercícios físicos. 

Ao se exercitar a circulação sanguínea acelera, elimina toxinas e melhora a oxigenação da pele influenciando na retenção de líquidos deixando a pele mais suave e saudável. 

 O que achou do nosso conteúdo sobre o envelhecimento da pele? Deixe o seu comentário.

Não perca mais de nossas dicas nas redes sociais do InstagramFacebook e Twitter.

Obrigada!

Deixe um comentário