Guia prático: aprenda o passo a passo da preparação de pele

| | ,

Você já é adepta da make do dia a dia ou quer começar a incluí-la em sua rotina sem prejudicar sua pele? Com esse guia prático você vai aprender como preparar a pele antes da maquiagem e mantê-la saudável e hidratada todos os dias.

Afinal, nada melhor que iniciar uma rotina de autocuidado para receber a nova estação de braços abertos. A primavera está aí, e com ela vem aquela vontade de celebrar a própria beleza com um olhar cuidadoso, repleto de aceitação e renovação!

Por aqui, nós amamos esses papos de amiga para amiga, então vamos entregar um pacotinho de conhecimento em preparação de pele com todo cuidado e amor que você merece. Vem com a gente!

Preparar a pele: pra quê? A gente explica!

Esse é um passo essencial, uma verdadeira rotina pré make, pois além de fazer com que sua make dure mais tempo, você ainda garante que a pele fique protegida e hidratada, tendo em vista que, com os poros selados, você evita que os produtos sejam sugados e tenham como consequência o surgimento de cravos e espinhas.

Se você já passou pela terrível situação de passar maquiagem e a pele ficar com aquela aparência de pele craquelada ou seca, pode ter sido porque sua pele não estava devidamente hidratada.

Quando você faz o skincare e prepara a pele adequadamente, ela está pronta para receber a base, pó facial, contorno e os demais produtos que você deseja usar de acordo com a ocasião. A durabilidade da make é potencializada, e a finalização permanece bonita até as horas mais avançadas do dia.

Primeiro passo: limpeza

Antes de mais nada, vamos deixar sua pele pura e limpíssima! Procure lavar seu rosto com água fria para não ressecá-lo ou estimular a produção de glândulas sebáceas. Recomendamos usar um sabonete próprio para o rosto, de acordo com o tipo da sua pele.

Todos os tipos de pele devem evitar os sabonetes extremamente abrasivos, que ressecam a pele e a deixam ressecada, “esticada”. O ideal é usar sabonetes que garantam a limpeza, mas não removam as barreiras naturais do rosto. Lembre-se de que as peles oleosas podem estar passando pelo efeito rebote, quando produzem ainda mais oleosidade na tentativa de repor as camadas removidas pelos produtos de limpeza.

Dica: O recomendável é lavar o rosto sempre com água fria, pelo menos duas vezes por dia.

Segundo passo: tonificação

Agora que sua pele está limpa e seca, é hora de equilibrar o PH da pele para potencializar os efeitos dos produtos que virão a seguir. Para tonificar, assim como na hora da limpeza, use um produto que seja próprio para a necessidade da sua pele.

Use um algodão e espalhar o produto no rosto e no pescoço. Em seguida, você não precisa enxaguar, apenas deixe alguns minutinhos secando antes de passar para o próximo passo, combinadas? Dessa forma, você garante que a pele absorva o tônico e garanta total eficácia dos seus componentes.

Terceiro passo: hidratação

Esperou alguns cerca de dois minutinhos e a pele está sequinha? Então vamos hidratar! Uma pele hidratada mantém a make mais bonita por muito mais tempo, evitando aquele aspecto seco e sem vida.

A aplicação do hidratante pode ser feita com os próprios dedos em movimentos circulares para ativar a circulação do sangue no rosto.

Mas, qual hidratante usar? Essa dúvida também não tem segredo! Hoje no mercado há opções como hidratante em creme, gel e loção, cada um deles contam com componentes que trazem resultados diferentes de acordo com o seu tipo de pele.

Quarto passo: proteção

Com a chegada da primavera, os dias ficam mais longos e raios solares, mais intensos! Neste período, não dá pra esquecer de falar da proteção solar, um dos passos de skincare mais necessários e mais deixados de lado por muita gente por aí. O fotoenvelhecimento é o grande vilão da vitalidade da pele, e deve ser combatido sempre, não só nas temporadas mais quentes.

Agora que você já passou o hidratante e deixou o produto secar, passe um protetor solar de sua preferência. Até à noite, pois não são apenas dos fatores UVA e UVB que você deve se proteger! Fique atenta, também, às luzes de aparelhos eletrônicos e à poluição.

Quinto passo: primer

O primer é aquele produtinho mágico que ajuda a fechar os poros e a fixar a make por muito mais tempo. Além disso, ele controla a oleosidade e a textura da pele para que a maquiagem não escorra ou até mesmo borre durante o dia. E tem mais:

O primer promove benefícios como o disfarce de ruguinhas, poros e cravos. Sendo um produto que prepara a pele para a maquiagem, deve ser usado após o hidratante e antes da base, corretivo e pó.

Check-list rápido

Agora vamos para o check-list rapidinho e ficar craque no quesito preparação da pele? Se preferir, já pegue todos os seus produtinhos e siga os próximos passos junto comigo:

1- Lave o rosto com o sabonete específico para seu tipo de pele, sempre com água fria.

2- Agora, equilibre o PH da pele com a tonificação usando um tônico facial que seja de acordo com a sua necessidade.

3- Tonificou? Então vamos hidratar! Use o hidratante facial de acordo com o seu tipo de pele.

4- Sem protetor solar, nada feito! Depois do hidratante, aplique o filtro solar específico para o rosto na textura que preferir.

5- Para finalizar, use o primer para fechar os poros e garantir que a maquiagem fique segura durante todo o tempo que você ficar fora de casa.

Prontinho! Você está preparada para usar a maquiagem e arrasar por aí com a pele mais saudável e bonita.

Gostou deste post? Compartilhe nas suas redes sociais para ajudar outras pessoas a preparar a pele de forma muito simples e prática. Ah! Não se esqueça de deixar um comentário contando o que você achou deste conteúdo, sua participação é muito importante pra gente!

Anterior

Já se cuidou hoje? Vem conversar com a gente sobre autocuidado

Água micelar: aprenda para que serve e como usar!

Próximo

Deixe um comentário