São diversos os fatores que contribuem para a queda de cabelo, é normal cair de 50 até 100 fios por dia. Mas quando essa quantidade aumenta é um sinal de que algo está errado.
A queda de cabelo pode ser notada quando vamos tomar banho, pentear o cabelo ou com a quantidade de fios acumulados no travesseiro
Quando identificado pode causar preocupação! Mas fique tranquilo, vamos te explicar tudo sobre o assunto.
O que causa a queda de cabelo
A queda de cabelo em excesso pode ser um indicativo de que tem algo errado com a nossa saúde. É essencial ficar atento aos sinais enviados pelo nosso organismo.
São diversos os motivos que podem levar a queda de cabelo, e vai desde fatores emocionais, químicos ou físicos:
- Fatores emocionais – depressão, estresse, ansiedade são alguns dos fatores emocionais que influenciam a queda capilar.
- Fatores químicos: alisamento, coloração em excesso e qualquer produto químico que entre em contato com o couro cabeludo.
- Fatores físicos – anemia, alopecia, gestação, problema na tireoide, deficiência de vitaminas e nutrientes, são alguns dos fatores físicos que influenciam na queda capilar.
Tendo como principais causas a carência de ferro, ácido fólico, vitaminas D, zinco e cobre. Saiba mais sobre os nutrientes e vitaminas em “Nutrientes e Vitaminas Capilares: Guia completo”.
Além disso, o uso de chapinha, secador de cabelo, modelador de cachos, ou qualquer outra fonte excessiva de calor pode deixar o cabelo suscetível à queda.
Sempre procure um profissional especializado para avaliar os sintomas e causas, para então passar o melhor tratamento.
Diferença entre quebra e queda de cabelo
Quando encontramos cabelo no ralo do banheiro ou na escova de cabelo, devemos analisar se aquele fio caiu por completo e há presença do bulbo capilar ou se o fio que está ali é apenas um pedaço de outro fio que continua no couro cabeludo.
A diferença é simples, a quebra do cabelo pode ser resolvida de forma fácil e rápida com produtos específicos e cronograma capilar.
Já a queda de cabelo é um processo mais profundo, ligado diretamente à raiz do cabelo, pois os fios se soltam por completo do couro cabeludo. A causa deve ser investigada para então começar com os tratamentos.
Como acabar com a queda de cabelo
Evite os tratamentos químicos – A química pode ser o motivo da sua queda de cabelo, descolorações e alisamentos em excesso podem ser os vilões, visto que, fragilizam e enfraquecem os fios.
Se não for possível deixar de lado os tratamentos químicos, opte por produtos com formulações naturais.
Intercale as lavagens – A lavagem diária do couro cabeludo pode enfraquecer e deixar os fios mais vulneráveis. Então, o mais indicado é intercalar as lavagens, pelo menos dia sim, dia não.
Deixar o couro cabeludo sujo pode agravar ainda mais a queda de cabelo. Portanto, tenha uma rotina de cuidados e limpeza com sua madeixa.
Cuide do couro cabeludo – O bulbo capilar é a única parte viva dos fios, ele fica no couro cabeludo e se há queda excessiva pode indicar que algo está errado nesta região.
Sendo uma área super importante, já que é por ali que os fios nascem. Caso note descamação e coceira, fique atento que pode ser esse o motivo da sua queda capilar.
Use produtos antiquedas – É essencial manter o cabelo saudável e fortalecido e isso pode ser alcançado através de produtos antiqueda. Que ajudam na prevenção da queda capilar.
Um ótimo produto é o Tônico Capilar Antiqueda.
Invista em hidratação – A hidratação devolve a água do cabelo, que é perdida devido à exposição solar, poluição, uso frequente de fonte de calor, água de piscina ou do mar, procedimentos químicos, entre outros.
É uma etapa muito importante do cronograma capilar, pois deixa seu cabelo menos propensa à queda e mais forte.
Se alimente adequadamente – Saudável de dentro para fora! Não tem como ter um cabelo saudável sem uma alimentação balanceada.
E para acabar com a queda de cabelo é fundamental ingerir todas as vitaminas e nutrientes que o nosso corpo necessita.
Sempre analise sua alimentação para saber se não é essa a causa da sua queda de cabelo.
Não tracione os fios – A tração acontece quando deixamos o cabelo preso por dias, seja em rabo de cavalo, coque e até mesmo tranças.
Sempre se atente se o penteado não está muito apertado, pois isso cria uma tenção entre os fios e a raiz, resultando na queda dos fios.
Saiba como prevenir a queda de cabelo
Mesmo podendo envolver vários fatores, existe uma série de cuidados que podemos tomar para evitar a queda de cabelo, veja a seguir:
- Evite o consumo de álcool e tabaco;
- Faça exercícios físicos;
- Se afaste do estresse;
- Diminua ao máximo o uso de fonte de calor;
- Não prenda o cabelo quando ele estiver molhado.
Produtos antiqueda
Existem diversos tratamentos com produtos cosméticos contra a queda de cabelo, conheça a Linha Antiqueda Jaborandi da Bio Extratus.
- Shampoo Cavalo Forte Haskell – 300ml;;
- Condicionador Cavalo Forte Haskell – 300ml;;
- Máscara de Tratamento Cavalo Forte Haskell – 300g.
O que achou do nosso conteúdo sobre a queda de cabelo? Deixe o seu comentário.
Não perca mais de nossas dicas nas redes sociais do Instagram, Facebook e Twitter.
Obrigada!