Durante toda a nossa vida secamos o cabelo, seja com o secador ou naturalmente. Mas você sabe a maneira correta de secar o cabelo?
Podemos cometer diversos erros nessa etapa no nosso dia a dia, e isso é comum. Mas se você está se arrumando para um evento importante, é favorável um cabelo perfeito.
Dito isso, separamos um guia completo para te auxiliar a secar o cabelo corretamente, deixando as madeixas ainda mais bonitas.
Venha conferir!
Escolha um método para secar o cabelo
Primeiramente, deve-se escolher a forma que você quer secar o cabelo. Segundo o seu tempo, comprimento do cabelo e o clima de onde está.
Visto que, em dias frios o cabelo demora muito mais tempo para secar naturalmente, e em dias mais quentes o cabelo seca mais rápido.
O comprimento e tipo de cabelo também podem influenciar essa escolha. Veja aqui 3 métodos para secar o cabelo:
Retire excesso de água com a toalha antes de secar o cabelo
Após todo o processo de lavagem do cabelo e a finalização, é aconselhável retirar o excesso de umidade. Secar o cabelo depois dessa etapa, minimiza os danos causados pelo calor.
O ideal é retirar o excesso de umidade com uma toalha 100% algodão e não esfregar muito nos fios, pois secar o cabelo com os fios ensopados contribuem para o surgimento do frizz.
Natural
Deixar secar o cabelo naturalmente é o mais indicado, contanto que não tenha contato direto com uma fonte de calor. As chances são menores de o cabelo ressecar ou danificar.
Mas nem tudo são flores, pois é muito comum cabelos que secam naturalmente ter frizz.
Secador
Quem opta por secar o cabelo com secador, quer algo mais prático, rápido e com possibilidade de controlar o frizz.
Mas é necessário ter alguns cuidados, como: temperatura, velocidade e distância entre o secador e o cabelo.
Você pode secar o cabelo com o auxílio de uma escova ou de um difusor.
A escova de cabelo é para quem deseja ter cabelos mais lisos ou modelados. Já o difusor é ideal para cabelos ondulados, cacheados ou crespos, deixando-os mais definidos e com movimento.
Proteja os fios da fonte de calor
O calor excessivo atinge a estrutura dos fios, o que pode resultar em um cabelo danificado e poroso, prejudicando a saúde do cabelo.
Para minimizar esses efeitos negativos e manter os fios saudáveis ao secar o cabelo, é ideal usar um protetor térmico.
O protetor térmico cria um revestimento físico e deixa o cabelo mais resistente à fonte de calor, diminuindo os danos. Pode ser encontrado em cremes de pentear ou em produtos específicos para essa finalidade.
Um protetor térmico queridinho é o Selante Repair Reconstrutor da ROKÉE. Ele recupera e reveste os fios contra agressões externas, promovendo efeito anti-emborrachamento, ideal para usar antes de secar o cabelo.
Regule a temperatura, velocidade e distância do secador
Mesmo com o protetor térmico, secadores que atingem temperaturas muito altas podem queimar os fios.
Por esse motivo, é importante se atentar a temperatura, distância e velocidade do secador.
Priorize usar o secador na temperatura baixa ou média, nunca na máxima. A velocidade do vento também deve ser baixa ou média, pois a velocidade máxima pode causar frizz.
A distância entre o secador e o cabelo deve ser de no mínimo 10 cm e nunca deve ficar por muito tempo em um mesmo local.
Finalize com um jato de ar frio
O contato com o ar quente no cabelo abre as cutículas, e é necessário fechá-las para proteger o cabelo das agressões externas.
Um truque muito usado entre os cabeleireiros é finalizar o cabelo com um jato de ar frio, para selar as cutículas, dar brilho e deixar os fios mais alinhados.
É simples, basta ativar o modo frio no seu secador de cabelo, direcionar o secador de cima para baixo para evitar o frizz e passar por toda a extensão do cabelo.
Se você não tem um secador com jato frio ou quer trocar o seu, te indico o Secador Vulcan 2500W da Taiff. Ele possui íons negativos que vai selar as cutículas dos fios, deixando um resultado ainda mais perfeito e sem frizz.
Toque final
Após secar o cabelo por completo, finalize com um reparador de ponta. Ele pode ser usado diariamente e mantém os fios hidratados, saudáveis e com brilho, além de eliminar as pontas duplas.
Serve tanto para quem secou o cabelo com o secador ou deixou secar naturalmente.
E eu não poderia deixar de fora o Sérum Reparador Óleo de Argan da ROKÉE.
Que conta com uma fórmula enriquecida com um blend de 11 óleos vegetais, que possuem rápida absorção, com função de nutrir e restaurar os fios. Além de ter proteção térmica!
O que achou do nosso conteúdo sobre secar o cabelo? Deixe o seu comentário.
Não perca mais de nossas dicas nas redes sociais do Instagram, Facebook e Twitter.
Obrigada!