You are currently viewing Como pintar o cabelo: Guia completo
FK - Como pintar o Cabelo

Como pintar o cabelo: Guia completo

Pensando em pintar o cabelo? Confira esse guia completo de como pintar o cabelo e aprenda a tingir em casa no conforto do seu lar e da maneira que preferir.

Como pintar o cabelo

FK - Como pintar o cabelo
FK – Como pintar o cabelo

Pintar o cabelo é um procedimento simples, mas como pintar o cabelo em casa e sem ajuda de um profissional? Bom, para isso, é importante atentar-se às instruções das embalagens das tintas. 

Existem algumas etapas que precisam ser observadas antes de iniciar a coloração, no entanto, todas as tintas possuem manuais de instruções onde indicam a maneira correta de como pintar o cabelo, que explica desde como preparar a tinta, tempo médio de ação e finalização. 

A maioria das tinturas químicas não comprometem tanto a saúde capilar, porém isso pode ser relativo caso o procedimento seja feito de maneira incorreta.

Se não tivermos cuidados essenciais para a proteção e manutenção do cabelo pós coloração, os fios podem perder nutrientes e vitaminas ficando ressecados.

Outros fatores também podem ocorrer com a agressão no couro cabeludo, podendo gerar caspa, reações alérgicas ou oleosidade devido à irritação causada pela química.

Materiais e acessórios que você irá usar

Para pintar o cabelo em casa será necessário providenciar alguns materiais como:

  • Pincel para aplicação;
  • Par de luvas;
  • Pente fino e pente largo;
  • Presilhas para separar as mechas;
  • Recipiente plástico para mistura da tinta caso não vá aplicar com o próprio recipiente que vem em algumas embalagens;
  • Coloração escolhida.

Dicas de como pintar o cabelo em casa

FK - Como pintar o cabelo
FK – Como pintar o cabelo

Use roupas velhas

Mesmo tomando todo cuidado, pintar o cabelo sozinha ou até mesmo com a ajuda de alguém pode manchar roupas, principalmente golas e costas.

Por isso, neste caso coloque uma roupa velha que não vai fazer diferença se manchar. Outra alternativa, é reforçar com uma toalha comum ou de rosto passando por dentro da gola.

Faça o teste de cor

Já pensou passar toda a tinta no cabelo e não ter o resultado esperado? O teste de cor é para evitar isso. Além disso, também servirá para conferir se o tom da cor abrirá corretamente no seu tom de cabelo.

O teste de coloração é importantíssimo, pois através dele será revelado o resultado da cor que o cabelo vai ficar, então faça o teste, assim poderá ter uma base de como ficará o tom dos fios antes de passar a tinta inteira.

Para fazer o teste, separe uma mecha de cabelo da nuca ou atrás da orelha e passe a tinta da raiz até as pontas, aguarde o tempo recomendado na embalagem, enxágue e seque para poder visualizar melhor o resultado.

Depois de seco ilumine a mecha com luz artificial ou luz natural para ver a cor em dois tipos de luz diferentes para ter uma base de como irá ficar o cabelo durante o dia e uma luz artificial para saber como ficará durante a noite.

Faça teste para saber se vai ter reações alérgicas

Outra etapa importante é realizar um teste para saber se a tinta vai causar alguma reação alérgica, principalmente se você nunca usou o produto antes ou está pintando o cabelo pela primeira vez.

Para saber se terá reação alérgica aplique o produto na nuca na pele, mais especificamente na parte inferior do braço aguarde o tempo recomendado nas instruções da embalagem e depois enxágue.

Como pintar o Cabelo: Guia completo
Como pintar o Cabelo: Guia completo

Modo de aplicar a coloração

Para que a aplicação seja feita corretamente e evite manchas ou partes sem tinta será necessário:

  • Separe o cabelo em mechas – Divida o cabelo ao meio iniciando pela frente até a nuca. Depois faça a divisão entre essas mechas quanto mais fina a mecha melhor.
  • Comece aplicando a tinta pela nuca. Isso porque, a nuca é a região com menos calor, por isso, o efeito da tinta demora mais para agir do que outras partes como testa e têmporas.
  • A dica da nuca se aplica independente se irá pintar o cabelo todo ou apenas retocar a raiz.

Tempo de duração da tinta

O tempo médio recomendado nas embalagens de coloração é de 30 a 40 minutos, caso seja um totalizante o tempo é menor, sendo de 20 a 25 minutos. 

Sendo assim, fique de olho no relógio para não interromper a ação da tinta antes dela ser concluída.

Enxaguar o cabelo

Remova todos os resíduos da tinta com água em abundância e em temperatura ambiente (enxágue bem). Após remover toda tinta utilize o shampoo e depois o condicionador.

Uma dica para uma boa finalização na lavagem do cabelo é usar produtos pós-química para ajustar o PH dos cabelos. Além disso, se estiver com o cabelo seco, poderá usar uma máscara de hidratação para reforçar a proteção.

Recomendação pós-química:

Shampoo pós-química – Shampoo Bio Extratus Pós Química
Condicionador pós-química – Condicionador Bio Extratus Pós Química
Máscara de hidratação – Máscara Hidratante Bio Extratus Pós Química

O que achou do nosso conteúdo sobre como pintar o cabelo? Deixe o seu comentário.

Não perca mais de nossas dicas nas redes sociais do Instagram, Facebook e Twitter.

Obrigada!

Deixe um comentário