A caspa é um problema frequente entre homens e mulheres e pode se manifestar por muitos motivos. Abaixo iremos abordar o assunto para entender melhor esses motivos, além de saber como tratar.
O que é a caspa?
A caspa se dá devido a inflamações na pele que podem ocorrer em diversas regiões como o couro cabeludo, onde há maior concentração de oleosidade.
Com isso, surge a formação de fungos e sebo levando a descamação do couro e causando coceiras, irritação e vermelhidão no couro cabeludo.
O nome clínico da caspa é dermatite seborreica e pode ser causada por fungos, aumento da produção de sebo e casos como hereditário ou pessoal e mais presente em cabelo oleoso.
Além do couro cabeludo, também pode surgir em outras regiões como e pode aparecer nas regiões que produzem maior oleosidade como tórax, nariz, orelhas, pálpebras entre outras superfícies.
A dermatite seborreica foi diagnosticada por médicos e especialistas como doença crônica, o que significa que não tem cura. No entanto, são desenvolvidos diversos tipos de tratamentos com medicamentos e produtos dermocosméticos que podem resolver este problema.
Como se desenvolve no couro cabeludo?
A caspa se desenvolve com o aumento da produção de oleosidade no couro cabeludo onde se gera fungos, levando a descamação, coceiras, entre outros. Além disso, a dermatite também pode ser causada por:
- Estresse;
- Cremes e outras substâncias acumuladas no couro cabeludo;
- Água quente;
- O uso com muita frequência de chapéus, toucas e bonés;
- Pode estar relacionada a sua genética também;
- Fungo Pityrosporum ovale.
Quais os sintomas?
Vale destacar que alguns sintomas que levam uma pessoa a ter caspa podem muitas vezes ser assintomáticos. No entanto, os sintomas mais comuns no desenvolvimento da dermatite seborreia são:
- Manchas acompanhadas de descamação
- Queda de cabelo;
- Coceiras que sinalizam a inflamação e ajudam a piorar o quadro;
- Aparecimento de escamas oleosas brancas ou amareladas;
Como tratar?
Antes de mais nada, vale destacar que para identificar o tipo de tratamento ideal é preciso entender como se desenvolveu no couro cabeludo, que pode variar.
Isso porque, deve ser levado em consideração a gravidade dessa infecção e como ela atingiu o couro cabeludo podendo ser de maneira mais agressiva ou não. Para saber é preciso passar em consulta e avaliação de um dermatologista.
Além disso, é necessário passar por exame micológico e lâmpada de Wood para identificar micro lesões dermatológicas. Após exames, o médico irá diagnosticar e prescrever qual o tipo de tratamento será necessário para combater a infecção.
Esse tipo de tratamento costuma levar de 7 até 14 dias com a aplicação do remédio no couro cabeludo recomendado pelo médico e ainda ser repetida durante a semana para prevenção do reaparecimento.
Os tratamentos recomendados também podem vir acompanhados de indicações de sabonetes ou shampoos especiais para cada tipo de tratamento prescrito ou em alguns casos, medicamentos como corticoides ou probióticos.
Shampoos para auxiliar e reduzir
No combate contra a caspa também é possível usar produtos concentrados e especialmente desenvolvidos para isso, com ingrediente ativo:
- Shampoos Anti Fungos;
- Shampoos Anticaspa.
As substâncias encontradas nesses shampoos eficazes nesse tipo de tratamento são:
- Alcatrão;
- Piritionato de zinco;
- Cetoconazol.
- Ciclopirox;
- Clotrimazol
- Ácido salicílico.
Recomendações para a lavagem dos cabelos
O shampoo anticaspa pode mostrar resultados positivos após quatro semanas ou mais de seu uso. Para observar a melhoria:
- Lave o couro cabeludo e deixe o produto agir por pelo menos 3 minutos antes de enxaguar;
- Não faça movimentos intensos ou com as unhas. Massageie o couro cabeludo suavemente;
- Lave sempre com água em temperatura ambiente, evite a água quente;
- Lavar o cabelo com mais frequência principalmente se o cabelo for muito oleoso.
O que devo evitar?
- Bonés, chapéus ou gorros ou qualquer outro acessório que abafe o couro cabeludo impedindo-o de respirar;
- Produtos químicos como colorações e alisamentos podem agravar a inflamação;
- Comidas gordurosas, porque uma alimentação mais saudável é um importante agente para curas no corpo;
- Não passar cremes e condicionadores no couro cabeludo. Evite o quanto puder, produtos condicionadores no couro cabeludo.
- Não lavar os cabelos com água quente. A água quente agride a pele e resseca sendo assim a reação protetora do organismo será produzir oleosidade.
Qual shampoo usar?
Somente shampoos que tenham aditivos para tratar a caspa. Como mencionado acima, alguns dos aditivos encontrados são: Piritionato de zinco, Ácido salicílico, Alcatrão, Própolis, Ciclopirox entre outros.
Além disso, o shampoo pode ser um grande auxiliador no combate onde sua função é aliviar coceiras através da purificação e limpeza, além de devolver defesas naturais para o couro cabeludo.
Sugestões de shampoos
Baixo Custo:
- Shampoo Bio Extratus AntiCaspa – Contém Própolis, Menta e Piritionato de Zinco limpa e purifica.
- Shampoo Elseve Hydra-Max Anti Caspa Reequilibrante – Purifica o couro cabeludo com ação antioleosidade.
- Shampoo Anticaspa Alívio Refrescante Dove – Limpeza profunda diária.
- Shampoo Anticaspa Clear Women Flor de Cerejeira – Nutre e ativa a proteção do couro cabeludo.
- Shampoo Anticaspa Clear Men Ice Cool Mentol – 400ml – Remove a sujeira, oleosidade e caspa no cabelo e couro cabeludo.
Alto Custo:
- Shampoo Anticaspa Truss Therapy – Previne a queda, regula a oleosidade e controla a caspa com efeito refrescante.
O que achou do nosso conteúdo sobre caspa? Deixe o seu comentário.
Não perca mais de nossas dicas nas redes sociais do Instagram, Facebook e Twitter.
Obrigada!