You are currently viewing Tintura de cabelo: Californianas, ombré, sombré e balayage
FK - Tintura de Cabelo

Tintura de cabelo: Californianas, ombré, sombré e balayage

A tintura de cabelo é um processo de coloração para clarear, escurecer ou dar novas nuances e reflexos coloridos aos fios. Se está pensando em mudar a cor dos cabelos acompanhe abaixo algumas dicas que irão te ajudar a acertar nesse processo.

Tintura de cabelo

As tinturas de cabelo possuem em sua composição ativos para clarear até quatro tons em um cabelo natural, sendo assim, se o seu cabelo já estiver colorido a técnica é outra e envolve descoloração.

No geral, é importante saber qual a cor do seu cabelo para entender se a tintura de cabelo que vai utilizar corresponde a possibilidade da mudança. Se você tem o cabelo castanho escuro, por exemplo, e deseja um loiro claro deve lembrar dessa regra.

O que é preciso, antes da tintura de cabelo?

Antes da coloração é importante seguir por algumas etapas, sendo elas:

Providenciar um kit de tintura com:
Pente e pincel, luvas, uma tigela para a mistura da tinta e presilhas clips para prender o cabelo e separar as mechas. Para cabelos curtos e médio, é indicado uma caixinha de tinta, para cabelos longos usa-se duas ou mais, depende do comprimento longo.

– Creme hidratante ou vaselina: Para evitar manchas no rosto, testa, orelha, pescoço e nuca aplique um creme hidratante de sua preferência nessas regiões. Assim, irá evitar que a pigmentação da tinta fixe na pele facilitando assim a remoção da mancha.

FK – kit de tintura de cabelo

Realizar teste de mecha

É parte da etapa realizar esse teste de mecha para não ter surpresas no resultado. Todos os profissionais costumam fazer o teste mesmo conhecendo a colorimetria das cores de tinta de cabelo.

Para isso, divida o cabelo ao meio e separe uma mecha fina na nuca ou no meio do cabelo e aplique a tintura da raiz até as pontas.

Cobertura de fios grisalhos e brancos

Para esse tipo de tintura é recomendado as cores de tinta base (final zero), ou seja, tintas de cores naturais do cabelo. Exemplo: castanho, preto ou loiro escuro, ou médio.

O que analisar no cabelo?

Cor da raiz e cor natural do cabelo – Através da cor da raiz é possível identificar qual a cor do seu cabelo e concluir a tintura que será feita para obter o resultado que está buscando.

Técnicas de tinturas

FK - Tinturas de cabelo
FK – Tinturas de cabelo

Balayage

A balayage são mechas criadas pelo profissional onde o objetivo é obter um resultado naturalizado, recriando um brilho com tons dourados como se os fios tivessem sido clareados naturalmente pelo sol.

Na tintura de cabelo criam-se essas mechas, no entanto, com nuances e reflexos coloridos em tons semelhantes. Por exemplo: um cabelo ruivo com mechas douradas acobreadas.

Californianas

A tintura de cabelo californiana é um degradê, onde a raiz permanece escura com coloração ou cor natural e as pontas ficam mais claras ou diferentes da cor da raiz.

Neste modelo colorido, é possível variar bastante a cor das pontas intercalando de tempos em tempos. Também muito utilizada ultimamente as californianas com mais de uma cor.

FK – Tinturas de cabelo

Ombré Hair

A ombré hair é uma técnica trabalhada em cima de tons mais escuros descendo para tons mais claros. Essa transição de cor é gradual, sendo, por exemplo: uma transição do castanho claro para o próximo tom que seria o loiro (da raiz 5.0, para comprimento 0 6.0 e para as pontas o 7.0).

Em outros casos, pode também ser usada em cabelos já coloridos combinando a graduação de tons de cores. Atualmente usa-se muito ombré hair com cores fantasias dando intensidade ao dégradé.

Técnicas de coloração no cabelo

Flamboyage – Técnica de coloração onde no lugar de papel alumínio utiliza-se plástico transparente. Utilizada por alguns profissionais para fazer reflexos, luzes e mechas e possibilita maior controle na mudança de cor na hora da tintura de cabelo.

Papel alumínio – Técnica muito utilizada para reflexos luzes ou luzes invertidas. O modo correto de utilizar é com a parte fosca do alumínio para dentro e a parte espelhada para fora.

Touca – A touca para luzes também é uma opção para aplicar a técnica de coloração de cabelos. Com o cabelo desembaraçado, a touca é colocada na cabeça com talco para deslizar e retirar sem puxar muito os cabelos. Com o auxílio de uma agulha de crochê, o profissional puxa os fios onde será aplicado a tintura de cabelo.

Como manter a tintura de cabelo?

Conforme for lavando o cabelo e com o tempo a cor vai desbotando e perdendo brilho, deixando o cabelo com um tom opaco. Para desacelerar esse processo é preciso manter alguns cuidados com o cabelo.

A recomendação é sempre optar por shampoo, condicionador e máscara de hidratação específicos para cabelo coloridos pelo menos uma vez por semana para prolongar a cor.

O que achou do nosso conteúdo sobre tintura de cabelo? Deixe o seu comentário.

Não perca mais de nossas dicas nas redes sociais do Instagram, Facebook e Twitter.

Obrigada!

Deixe um comentário