A oleosidade da pele é um dos problemas mais comuns entre as queixas relatadas. Mas você sabia que, seguindo uma rotina de cuidados, é possível tratar a pele oleosa e suas possíveis causas e consequências?
Características da Pele Oleosa
Cada pele possui características específicas que ditam a sua condição, e com a pele oleosa não seria diferente. Por isso, se você ainda não sabe identificar qual o seu tipo de pele, se ela é mista ou oleosa, separamos aqui as principais característica da pele oleosa para você conferir e, assim, começar a sua rotina de cuidados diários.
Entre as características mais comuns estão:
- Produção excessiva de sebo, especialmente na zona T (testa, nariz e queixo);
- Sensação de pele pesada e pegajosa;
- Poros dilatados e irregulares;
- Grande tendência à acne.
Causas da oleosidade na pele
Os problemas com a oleosidade na pele começam logo na adolescência, período em que os hormônios impactam diretamente na excessiva produção de sebo pelas glândulas sebáceas, podendo se estender até mesmo à idade adulta.
Apesar dessa ser a causa mais comum, existem outros fatores genéticos e externos que contribuem para a aparição de tal problema, podendo gerar graves consequências. São elas:
Uso inadequado de produtos
Como já sabemos, cada pele exige uma rotina específica de cuidados, com produtos próprios para tal.
O uso de produtos inadequados pode acentuar a produção de oleosidade, desequilibrando a dinâmica natural de proteção da pele.
Síndrome do ovário policístico
A síndrome do ovário policístico é um distúrbio hormonal que acarreta aumento do tamanho dos ovários, gerando pequenos cistos em suas partes externas.
Entre suas consequências, estão:
- Acne;
- Aumento da produção de oleosidade;
- Hirsutismo (excesso de pelos).
- Infertilidade;
- Irregularidade menstrual;
- Obesidade.
Má alimentação
Uma alimentação regrada à gorduras, açucares, alimentos processados e industrializados é um dos principais fatores para o estímulo da produção de sebo.
Por isso, aposte em alimentos ricos em:
- Ômega 3.
- Vitamina C e D;
Exposição ao sol
Em altas temperaturas, as glândulas sebáceas aumentam sua produção para proteger as células do calor. Desta maneira, a quantidade de oleosidade na pele aumenta conforme a exposição ao sol.
Por isso, se for se expor ao sol, não se esqueça de usar protetor solar!
Confira nossas dicas de protetor solar!
Baixo custo: Protetor Solar Facial Farmax Sunless FPS 50 – 60g;
Médio custo: Bloqueador Solar Facial Cenoura & Bronze FPS 70;
Alto custo: Protetor Facial Payot Reverive 30-g.
Consequências da Pele Oleosa
Apesar das causas, a pele oleosa pode, também, acarretar algumas doenças como acne, rosácea, dermatite seborreica e hiperplasia sebácea.
Isso acontece porque o excesso de oleosidade aumenta a probabilidade do corpo em desenvolver processos inflamatórios, ou seja, o sistema imunológico identifica uma agressão a ele e age até que ela seja neutralizada e/ou eliminada.
Agora que você já sabe quais as causas e consequências da pele oleosa, que tal conferir nossas dicas de cuidados? Vamos lá!
Cuidados com a Pele Oleosa
Use produtos específicos para pele oleosa
Para ter uma rotina de cuidados eficaz, é importante que se faça o uso de produtos apropriados para cada tipo de pele. Só assim você conseguirá atingir os resultados esperados e garantir uma pele saudável.
Confira nossas dicas de produtos!
Tenha uma rotina de cuidados diários e noturnos
Estabelecer rotina de cuidados é sinônimo de mudanças! Se você quer controlar, de uma vez por todas, a oleosidade e suas consequências, comece adotando hábitos simples, como:
Higienizar o rosto antes dormir e depois de acordar
Como fazer?
- Umedeça o rosto;
- Aplique quantidade suficiente de sabonete em todo o rosto;
- Massageie a pele em movimentos circulares;
- Remova, em água abundante, todo o produto da pele.
Para começar, confira nossas dicas de sabonetes!
Médio custo: Sabonete Secante Acnezil – 90g;
Alto custo: Sabonete Facial Cremoso Tracta Pele Mista a Oleosa – 150ml.
Mas atenção! Não lave o rosto mais que três vezes por dia. O excesso de limpeza remove a camada protetora natural da pele, tornando-a sensível a danos.
Aposte em um tônico
Os tônicos são excelentes produtos para auxiliar na redução da oleosidade, além de desobstruir poros, e devem ser utilizados logo após a higienização da pele.
Como usar?
- Com um algodão, aplique o produto em todas as partes do rosto, exceto olhos e nariz;
- Não enxágue!
Confira nossa dica de tônico!
Médio custo: Tônico Tracta Adstringente Pele Mista e Oleosa – 200ml.
Mantenha a pele hidratada
Se você é do time daqueles que acreditam que peles oleosas não podem ser hidratadas, esqueça tudo isso! A hidratação é uma das etapas mais importantes da rotina de cuidados, pois, diferente do que muitos pensam, sua principal função é repor água à pele, e não óleo.
Por isso, aposte em uma boa hidratação!
Confira nossas dicas de hidratação!
Médio custo: Gel Hidratante Facial Derme Control Nupill – 50g;
Alto custo: Hidratante Facial Tracta Pele Mista a Oleosa – FPS30 – 50g.
Invista na esfoliação
Outra importante aliada nos cuidados com a pele oleosa é a esfoliação.
Indicada até duas vezes na semana, seu uso traz muitos benefícios para quem quer reduzir os temidos poros dilatados, pois sua principal função é a eliminação de células mortas.
Mas atenção! O exagero nesse procedimento acaba por provocar o efeito rebote, aumentando a produção de oleosidade. Portanto, use moderadamente.
Nunca durma com maquiagem
Dormir com maquiagem, além de acarretar no entupimentos dos poros, traz consigo umas série de danos para a saúde da pele. Por isso, sempre antes de dormir, remova a maquiagem!
Isso impedirá que o acúmulo de maquiagem interfira na produção das glândulas sebáceas e, consequentemente, no nascimento de cravos e espinhas.
Confira nossas dicas de produtos!
Médio custo: Loção Demaquilante Nivea Facial – 125ml;
Alto custo: Removedor de Maquiagem Sobert Ricca – 40g.
Consulte um dermatologista
Se você segue todas as dicas listadas e, ainda assim, sua pele não está com uma aparência bonita e saudável, marque uma consulta com um dermatologista! Somente um profissional especializado na área saberá diagnosticar seus possíveis problemas e orientar na melhor solução.
O que achou do nosso conteúdo sobre Pele oleosa?
Não perca mais de nossas dicas nas redes sociais do Instagram, Facebook e Twitter.
Obrigada!