You are currently viewing Odor corporal: Guia completo
FK- Odor corporal

Odor corporal: Guia completo

O odor corporal pode surgir a partir de diversos fatores, como: doenças, consumo de certos alimentos, medicamentos e hormônios.

Cada pessoa tem um odor característico, o que é normal! Mas muitas vezes esse cheiro não é agradável. E isso está diretamente ligado à nossa saúde e precisamos ficar atentos!

Saiba mais aqui sobre os odores corporais, qual a relação com sua saúde e como evitar.

Entenda o que causa o odor corporal

O odor corporal é causado por uma mistura de suor, bactérias e sujeira ambiental. Sendo que o suor em si não tem cheiro, é composto por água e substâncias como uréia e minerais.

A função do suor é regular a temperatura corporal que gira em torno de 36ºC e 37ºC, em nosso corpo temos milhares de glândulas sudoríparas, responsáveis pela produção de suor.

Mas, e o cheiro forte? Bom, o odor desagradável é causado pelas bactérias que se alimentam das substâncias presentes no suor e da sujeira que se acumula na pele.

Pode também estar relacionado a problemas de saúde, como a doença bromidrose ou também conhecido como “Síndrome do Odor de Peixe”.

Por esse motivo, é indicado sempre procurar um médico dermatologista para avaliar sua situação e oferecer o melhor tratamento.

O que o odor corporal diz sobre a sua saúde

Além das bactérias e sujeiras ambientais, existem algumas causas relacionadas à saúde que podem alterar o odor corporal. Veja a seguir.

Dieta

A alimentação também influencia o odor do corpo, o cheiro pode ser alterado dependendo do que você se alimenta.

Afinal, o processo metabólico produz compostos voláteis que são basicamente moléculas que evaporam e causam um odor em seu rastro. Conheça alguns alimentos que podem ser os responsáveis pelo odor corporal:

FK- Odor corporal
FK- Odor corporal
  • Leite – A fermentação que acontece com o leite no nosso aparelho digestivo não contribui para um odor agradável;
  • Carne – Digerir a carne no nosso aparelho digestivo libera toxinas no organismo e favorece a transpiração, valendo também para alimentos defumando ou embutidos consumidos em excesso;
  • Queijo – Esse alimento tem naturalmente um odor forte. A digestão dela favorece o mau cheiro, principalmente se for consumido pela manhã;
  • Repolho, couve-flor, brócolis, cebola e alho – Mesmo sendo considerados alimentos saudáveis que devem ser incluídos na dieta, esses alimentos possuem uma alta concentração de enxofre em sua composição, favorecendo um odor forte e desagradável.

Estresse

Segundo Niket Sonpal, professor assistente de medicina, o odor corporal pode aumentar e deixar o cheiro mais persistente, além de tornar-se um pouco mais pungente devido ao estresse.

Ansiedade, estresse, alteração de humor, síndrome do pânico, fobias, nervosismo e até falar em público pode sim modificar o odor corporal.

Esses problemas de saúde disparam um sinal para o Sistema Nervoso Simpático e como resposta suamos em excesso, o coração dispara e temos uma série de reações fisiológicas que nos prepara para fugir ou lutar.

Condições médicas

Mesmo sendo raros, há condições médicas que influenciam no odor corporal. Como a trimetilaminúria ou a “Síndrome do Odor de Peixe”.

Que ocorre quando o nosso organismo não consegue quebrar compostos químicos presente em alguns alimentos, resultando em um odor semelhante ao cheiro de peixe.

Além disso, a diabetes, doenças hepáticas e insuficiência renal podem causar mau cheiro  e mau hálito. Mas é importante frisar que o odor corporal é um sintoma raro dessas doenças, e provavelmente essas doenças sejam sinalizadas a partir de outros sintomas ou sinais.

Recomendações para evitar o odor corporal

Para eliminar o odor desagradável é necessário seguir algumas medidas simples no seu dia a dia. Mas lembre-se de procurar um médico caso essas medidas não solucionem o seu problema.

Veja aqui algumas recomendações para evitar o odor corporal desagradável:

FK- Odor corporal
FK- Odor corporal
  1. Não descuide da sua higiene pessoal, tome banho com frequência e seque bem a pele para não favorecer a multiplicação das bactérias;
  2. Opte por desodorantes antiperspirantes e sabonetes antissépticos;
  3. Faça a troca das roupas diariamente e não repita o uso de roupas íntimas e meias;
  4. Dê preferência a roupas de algodão e evite roupas com o tecido sintético, principalmente as meias;
  5. Priorize o uso de sapatos abertos fabricados com materiais naturais;
  6. Não se automedique, sempre consulte um médico.

Fique por dentro de alguns produtinho que podem te ajudar a diminuir o odor corporal desagradável:

O que achou do nosso conteúdo sobre odor corporal? Deixe o seu comentário.

Não perca mais de nossas dicas nas redes sociais do Instagram, Facebook e Twitter.

Obrigada!

Deixe um comentário