You are currently viewing Como doar cabelo: Etapas para a doação
FK - Como Doar Cabelo

Como doar cabelo: Etapas para a doação

Doar cabelo possibilita reduzir custos para quem está passando por algum tratamento onde a queda do cabelo é inevitável ou outros fatores que resultam na perda, além de realizar uma ação solidária.

Muitas pessoas que decidem mudar o visual e com isso, decidem cortar os cabelos, esquecem que esse cabelo que será cortado pode ser utilizado com o objetivo solidário, e os cabelos acabam indo para o lixo.

Neste informativo iremos indicar como e onde doar cabelo e também as etapas necessárias para a doação de cabelo. 

O que é necessário saber para doar cabelo?

Existem inúmeras instituições, ONGs e estabelecimentos que recebem doação de cabelo com o objetivo de ajudar o próximo. Muitas destas instituições além de receber a doação, também confeccionam perucas para doar para quem precisa.

Quem pode doar cabelo?

Qualquer pessoa pode doar cabelo, não há muitas restrições. Sendo assim, tanto o cabelo natural quanto o cabelo tingido ou alisado, são bem-vindos. Também não importa se ele é liso, ondulado, cacheado ou crespo, todos os tipos de cabelo podem ser doados.

A única exigência feita é no tamanho do comprimento, onde o cabelo deve ter no mínimo 20 centímetros para ser aproveitado. No entanto, tamanhos menores com 10 a 15 centímetros também são aceitos e aproveitados para confeccionar franjas e perucas mais curtinhas.

Sendo assim, basta confirmar no local que você irá doar, qual o tamanho mínimo estabelecido pelo local que irá doar o cabelo.

FK - Como doar cabelo
FK – Como doar cabelo

Como reservar o cabelo para doar?

Para cortar o cabelo e doar é necessário cortá-lo de um jeito específico. Sendo assim:

  • Amarre o cabelo bem firme com um elástico e corte acima dele;
  • Caso opte por cortar em um salão de cabeleireiro, basta informar ao profissional que está cortando com a intenção de doar para ele tomar os cuidados necessários na hora do corte;
  • Para cabelos recém tingidos ou alisados a recomendação é para aguardar uns dias até que não tenha mais o cheiro da química aplicada no cabelo;
  • Corte o cabelo seco e limpo. O cabelo molhado pode mofar e estragar, sendo assim, não poderá ser utilizado;
  • Deixe seu cabelo da forma natural, não é necessário escovar alisar ou fazer uma definição;
  • Reserve este cabelo em embalagens limpas e secas como: saquinhos plásticos, envelope ou caixa de papelão para enviar ou transportar de maneira que não suje estrague ou se perca;
  •  Muitas instituições possuem endereço postal para enviar pelos correios, mas também é possível levar até o local caso seja viável para o doador.
FK - Como doar Cabelo
FK – Como doar Cabelo

Onde doar cabelo?

Existem lugares em todo o Brasil que você poderá doar seu cabelo. Desde hospitais, ONGs, instituições, salões de cabeleireiros, entre outras. Desde que possuam projetos solidários e campanhas nesse segmento. Abaixo segue algumas opções para doar cabelo.

Locais para doar cabelo

ONG Cabelegria – Uma ONG existe há 9 anos e está presente em grande parte em São Paulo e no Rio de Janeiro. No entanto, arrecada, confecciona e distribui cabelo em todo o Brasil sem nenhum custo.

Para isso, possuem caixa postal para enviar pelo correio, além de postos de coleta e banco de perucas móvel para entregar as doações de perucas aos pacientes.

Além disso, durante as campanhas do outubro rosa, a ONG utiliza a sua van para realizar a coleta em vários locais, basta entrar em contato. Para saber mais sobre como doar cabelo para a ONG, acesse o site da ONG Cabelegria.

Fundação Laço Rosa – A Fundação Laço Rosa possui projeto para envio de perucas confeccionadas com as doações de cabelo. Saiba mais sobre a fundação no seu site oficial Laço Rosa.

 Solidariedade em Fios – Essa é uma parceria do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo. A Solidariedade em Fio possui também parceria com a escola de cabeleireiro, Escola de Beleza, localizada na cidade de São Paulo no bairro da Água Branca.

Dessa maneira, é possível agendar o corte gratuitamente no local. Para mais informações como telefone e endereço acesse o São Paulo.sp.gov do Projeto Solidariedade em Fios.

Rede Feminina de Combate ao Câncer – Essa é uma rede de apoio onde são ministradas palestras e desenvolvidas campanhas de prevenção e cuidado para pessoas e familiares.

A fundação funciona com trabalhos voluntários e arrecada cabelos para doação e fica localizada em São Caetano do Sul. Mais informações para doar cabelos podem ser conferidas no site da Rede Feminina de Combate ao Câncer.

Instituto Amor em Mechas – Este instituto realiza eventos em salões de beleza coletando cabelos para realizar a distribuição das perucas para mulheres em tratamento de quimioterapia.

Para saber mais informações sobre envio, pontos de coleta e como doar cabelo basta acessar o site do Instituto Amor em Mechas e conferir. Além disso, também é possível entrar em contato com o instituto para solicitar uma doação.

Vale destacar que você também pode pesquisar por salões que fazem essa coleta e realizam o envio ou tem parceria com alguma destas instituições para realizar a doação.

O que achou do nosso conteúdo sobre como doar cabelo? Deixe o seu comentário.

Não perca mais de nossas dicas nas redes sociais do Instagram, Facebook e Twitter.

Obrigada!

Deixe um comentário