O aparecimento de acne ou de cravo na pele pode se manifestar ao longo da vida, por diversos fatores e em pessoas de diferentes faixas etárias.
Saiba como tratar acne e cravos e como manter cuidados para evitar complicações que levem a infecções e manchas na pele.
O que causa acne e cravos?
Tanto a acne quanto o cravo são comuns na pele de muitas pessoas. Os cravos e a acne, são provenientes de poros entupidos por um sebo gerado pelas glândulas sebáceas. Esse sebo é liberado naturalmente na pele com o objetivo de proteger, lubrificar e promover hidratação.
Embora a acne e o cravo sejam mais comuns em pele oleosa, outros tipos de pele não estão totalmente livres deles. Esse processo da formação de sebo para proteger a pele pode ocorrer em qualquer tipo de pele.
Na pele seca, o surgimento ocorre porque quando há a falta de hidratação a glândula sebácea pode aumentar a produção de oleosidade tentando compensar a falta de hidratação, e como consequência o surgimento de cravos ou espinhas.
Esse excesso pode obstruir os poros gerando inflamações, bactérias.
Existe mais de um tipo de acne e as causas podem ser diversas, como, fatores genéticos, alimentares, hormonais, tensões pré-menstruais, estresse, entre outros. Nestes casos, para saber como tratar acne e cravos é necessário entender a causa consultando um médico.
No entanto, para outros casos, uma rotina de limpeza e cuidados já podem ser o suficiente para evitar ou remover o aparecimento de acne e cravos.
Como tratar acne e cravos
Em casos mais complexos em que a presença da acne na pele apresentar inflamação ou infecção mais severas, a sugestão é procurar médicos dermatologistas ou especialistas da área.
No entanto, existem diversas formas de cuidados com a pele que podem evitar o surgimento ou amenizar essas inflamações. Esses tratamentos incluem limpeza e até mesmo mudança nos hábitos alimentares que podem reduzir e até mesmo conter o aparecimento de acne e cravos.
Tipos de tratamento
Limpar a pele é sinônimo de prevenção! Muitos profissionais estéticos aconselham que a limpeza de pele com produtos adequados para o seu tipo de pele reduz significativamente o aparecimento de acne e cravo.
Além disso, manter esses cuidados irá promover uma pele muito mais saudável e consequentemente, livre de inflamações ocasionadas pelo excesso de sujeira e oleosidade.
Outros tipos de tratamento também podem ser realizados com peelings, terapia fotodinâmica e lasers para secar as lesões e remover as células mortas.
Existem alguns cuidados com a pele que podem reduzir ou até mesmo eliminar a acne. Alguns dos tratamentos de como tratar começam com a limpeza da pele e seguem diversas etapas para melhorar a saúde.
Esses tratamentos são feitos através do skincare.
Limpeza – Como tratar acne e cravos
- Lavar o rosto com produtos como gel e sabonetes com ativos como: ácidos salicílicos ou glicólico que ajudam na limpeza e controlam a oleosidade durante o dia.
- Para mais eficiência na limpeza vale a pena investir em tônicos faciais para remover impurezas. Além disso, os tônicos descongestionam os poros.
- Após a limpeza, a recomendação é usar um sérum de tratamento para finalização. O mesmo é composto de ativos dermatologicamente testados para eliminar marcas e ajudar no combate de sinais do envelhecimento precoce. Para peles oleosas é importante investir em produtos que eliminam a oleosidade.
- Protetor solar – opte por um protetor solar de textura leve, efeito matte ou toque seco para auxiliar no controle da pele oleosa.
Como evitar acne e cravos
Além dos cuidados através da limpeza você também pode incluir em sua rotina hábitos alimentares e exercícios físicos.
Sendo assim, antes da limpeza na pele vem outros fatores que podem contribuir com o aparecimento de acnes e cravos na pele como:
Alimentação – Alimentos que podem ajudar no combate do aparecimento de acne e cravos na pele são:
- O ômega 3 – Tem ação anti-inflamatória por isso, evita inflamação na pele além de regular o açúcar no sangue;
- Grãos integrais – Cereais, arroz, quinoa, aveia, farinha, entre outros;
- Alimentos ricos em zinco – Ajudam na redução de oleosidade e possui ação cicatrizante;
- Carnes magras;
- Sementes de abóbora, chia, linhaça;
- Vitamina A e vitamina C e E;
- Beba água – Não só para manter a pele hidratada ela também irá preparar sua pele para ter uma boa cicatrização, além de ser extremamente importante para o corpo.
Exercícios físicos – O exercício físico é fundamental, ele ajuda a melhorar sua qualidade de vida logo quando sua prática é iniciada. Se exercitar ajuda a combater o estresse relacionado ao surgimento de acne.
O exercício físico diminui a produção do hormônio do estresse, o cortisol. Consequentemente, melhora o sono e melhora a produção do ácido hialurônico, responsável por melhorar a textura da pele.
Sugestões de produtos para tratar acne e cravos
Abaixo, segue algumas alternativas de produtos de como tratar acnes e cravos para manter os cuidados diários necessários:
Recomendação de sabonetes de limpeza
- Gel Secativo De Cravos E Espinhas Acnezil – 10G;
- Sabonete em Barra Facial Anti Cravos e Espinhas Protex;
- Sabonete Asepxia Ação Calmante Neutro.
O que achou do nosso conteúdo sobre como tratar acne e cravos? Deixe o seu comentário.
Não perca mais de nossas dicas nas redes sociais do Instagram, Facebook e Twitter.
Obrigada!