Os pés são a estrutura do nosso corpo e possui diversas outras funções importantes para nossa movimentação e postura. Manter os cuidados diários com os pés deve ser parte da rotina de cuidados para a sua saúde.
Confira o guia abaixo e veja as dicas de como manter esses cuidados e qual a sua importância!
Cuidados diários com os pés
A rotina de cuidados diários com os pés pode incluir diversas práticas saudáveis para que o pé tenha menos danos possíveis.
Ter cuidados diários com os pés também pode prevenir a proliferação de fungos e bactérias ou desenvolver infeções. Além disso, alguns desses cuidados são importantes, inclusive para evitar dores e desconfortos na região dos pés.
Os pés também podem acumular suor e sujeiras gerando bactérias responsáveis pelo odor (chulé) e proliferar infecções através de fungos que causam micose/frieiras entre outros problemas como a unha encravada.
Algumas das etapas mais simples de cuidados com os pés são:
- Higienização e limpeza;
- Hidratação;
- Exfoliação.
Dicas para os cuidados diários com os pés
Evite calçados muito apertados
Para evitar que a unha fique encravada, mude o formato ou entre na pele ou carne, o ideal é não usar sapatos muito apertados.
Usar o seu número é o ideal, não tem essa de ganhar dois números na frente e atrás.
Calçados apertados podem causar danos permanentes a longo prazo, mudando o formato do seu pé e unhas.
Evite deixar o pé muito tempo em calçados fechados ou saltos
Além disso, é recomendado que você não use calçados fechados ou saltos por muito tempo. Isso é uma das regras principais para os cuidados diários com os pés.
Tudo bem usar calçados fechados e saltos, mas se você não tirar à noite, ou, pelo menos, nos finais de semana, poderá ter problemas com fungos, má circulação e exaustão dos pés.
Além disso, saltos altos deve ser usado por no máximo 3 horas, depois disso, começa a causar danos irreversíveis ao pé, mas lógico, dependendo da genética, costume e condicionamento físico.
A longo prazo ainda acarretando problemas ósseos e até mesmo de equilíbrio.
Tenha um chinelo ou calçados abertos para usar às vezes, e se você precisar trabalhar com calçados fechados durante o dia inteiro, tire-os assim que chegar em casa, faça uma pequena massagem e coloque as pernas para cima.
Evite andar descalço
O pior crime dos cuidados diários com os pés, é andar descalço por muito tempo.
Isso porque a sujeira é o principal fator, contudo você ainda poderá machucar o pé, ressecar a pele, criar infecções e diversos outros malefícios.
Calçados e palmilhas apropriados
Alguns calçados podem gerar transpiração excessiva dos pés, principalmente no verão e em pés que já tenham alguma tendência a suar mais.
Dessa maneira, evite sapatos com materiais que abafam ou impedem a circulação de ar. Também escolha meias de algodão são melhores para os pés do que as meias de tecido sintético.
Outra alternativa é o uso de palmilhas que absorvam o suor pode ajudar a manter os pés menos propensos a desenvolver bactérias. Além disso, manter os sapatos em ambientes mais abertos permite que ele seque do suor, por isso procure alternar entre eles.
Lave e seque os pés diariamente
Os pés precisam ser lavados e secos diariamente para que eles não fiquem sujos e/ou gere bactérias.
O interessante seria usar uma bucha para lavar os pés, e depois secá-la bem com uma toalha.
Lembre da região entre os dedos e em baixo da unha, são os pontos que acumulam mais sujeira e umidade.
Coloque os pés para cima
Os pés precisam equilibrar sua circulação, por esse motivo, colocá-los para cima é a melhor solução.
Contudo, caso não seja orientado por um médico, jamais faça isso para dormir, pois é necessário somente alguns minutos da prática. Cerca de 10 a 20 minutos por semana é suficiente.
O que achou do nosso conteúdo sobre Cuidados diários com os pés?
Não perca mais de nossas dicas nas redes sociais do Instagram, Facebook e Twitter.
Obrigada!