As franjas são muito populares pela sua diversidade, podendo ser usada em muitos tipos de cabelos e ficar bem em qualquer pessoa.
Também é uma ótima opção para quem quer mudar um pouco o visual e fazer um corte de cabelo sem perder o comprimento.
Dessa maneira, dão um toque especial a sua aparência sem precisar mudar muito, ou seja, uma mudança simples, mas com muitas opções de tipos e formatos fazem parecer uma mudança notável e com muito estilo.
Se está pensando em fazer uma franjinha, conheça os tipos de franjas para cada tipo de cabelo, cuidados e finalizações para ajudar você a escolher a sua.
Tipos de Franjas
Franjas Baby Bangs
As franjas baby bangs tendência nos anos 50/60, são mais curtinhas, bem alinhadas e retas. Tem como característica seu corte acima da sobrancelha no meio ou mais acima da testa.
O estilo, voltou na década de 80 com um corte mais desfiado e atualmente ainda está entre o tipo de franja mais usada, sendo uma das favoritas, para quem quer manter um visual mais despojado.
Além disso, não há recomendações contra a cor ou tipo de cabelos, uma vez que ela fica bem em diversos rostos, tons de cores, luzes e franja baby bangs por serem mais curtinha e exigem um tempo médio de corte de 20 em 20 dias.
Indicado para: este tipo de franja é recomendado para diversos tipos de cabelos, desde lisos, ondulados, cacheados ou crespos.
Franja lateral
A franja lateral também conhecida como franjão, diferente da franja reta é indicada para qualquer tipo de rosto e é uma ótima alternativa para enquadrar ou acentuar o visual sem precisar fazer uma mudança muito radical no cabelo.
Para os cabelos compridos, é uma boa alternativa para manter o comprimento dando um up no visual. Já para os cabelos curtos permite adaptar diversos tipos de cortes como o clássico chanel de bico ou o long bob.
Clássico e casual, combina com diversos estilos por ser versátil
Indicado para: a franja lateral também dá mais movimento aos cabelos e se adapta a qualquer formato, tipos e cortes de cabelo.
Franja reta/Blunt
A clássica franja reta é cortada em linha reta e levemente arqueada nas laterais e é normalmente indicada para rostos mais quadrados ou ovais.
Por cobrir mais a testa pode dar mais oleosidade para a pele no verão. No entanto, é um dos cortes de franja dos mais populares e pode ganhar leveza sendo desfiada.
Franja cortina/Bardot
Popularmente conhecida como franja cortininha e também chamada de Bardot foi tendência nos anos 60, usada pela atriz francesa Brigitte Bardot.
A franja cortina, é aquela franjinha volumosa com caimento mais curto no centro e mais longa nas laterais sendo usada dividida ao meio.
Também é indicada para quem quer uma franja mais discreta e não precisa de uma manutenção frequente, por isso, muitas pessoas optam por ela antes de um corte mais “ousado”.
Indicado para: pessoas que não gostam do corte de franja bem marcada ou reta. É mais vista em cabelos mistos e cacheados, mas deixa um caimento elegante em qualquer tipo de cabelo.
Franja cacheada
As franjas não são mais uma barreira para as cacheadas e crespas. Foi-se o tempo em que a única maneira de uma cacheada ou crespa ter franja, era alisando a parte da frontal do cabelo ou ele todo para poder usar.
Ufa! Essa ideia de que franja só combina com cabelo liso é coisa do passado. No entanto, como os cachos se comportam de maneiras distintas deve-se observar o caimento natural de cada tipo de cabelo cacheado e tipo de cabelo crespo antes de escolher o corte da sua franja.
A franja mais indicada para os cabelos cacheados é a franja repicada, desfiada ou franja cortina.
Na franja repicada o corte é direcionado para as laterais do cabelo suavizando o rosto.
Já a franja desfiada garante mais movimento para os cachos e a franja cortina, ou também conhecida como franjão dará um degradê maior nas laterais e mais curto no meio. Nos cabelos crespos são recomendadas a franja repicadas, a franja lateral e a franja diagonal.
Assimétrica e irregular
As franjas assimétricas e irregulares são ideais para quem quer ousar e se aventurar por caminhos diferentes. Isso porque a proposta deste corte acompanha todo o cabelo até a franja.
Geralmente é passada a máquina zero nas laterais e nuca, deixando a franja com comprimento na frente ultrapassando o queixo e a proposta serve tanto para cabelos longos, curtos e indicados para qualquer tipo de cabelo.
Qual o tipo é ideal?
Para saber qual o tipo de franja ideal para você é necessário entender alguns aspectos. Segundo especialistas da área, é importante observar o caimento natural do seu cabelo antes de decidir.
Se necessário consulte um especialista e também entenda que para a franja ficar modelada e bonita também é necessário ter cuidados específicos com ela, assim como com o restante do seu cabelo.
Modelação e finalização
Alguns dos cuidados para manter a sua franja alinhada como você deseja são:
- Shampoo Anti frizz;
- Finalizadores;
- Secador para modelar;
- Manter o corte em dia.
O que achou do nosso conteúdo sobre tipos de franjas? Deixe o seu comentário.
Não perca mais de nossas dicas nas redes sociais do Instagram, Facebook e Twitter.
Obrigada.