You are currently viewing Cicatriz de acne e cravos: Causas, tratamentos e prevenção
FK - Cicatriz de acne e cravos

Cicatriz de acne e cravos: Causas, tratamentos e prevenção

A cicatriz de acne e cravos podem afetar a autoestima de qualquer pessoa, ainda mais quando permanece na vida adulta, sendo mais comum em adolescentes que estão passando pela puberdade.

E pior do que a acne e os cravos são as cicatrizes que eles podem deixar. Sendo necessários realizar alguns tratamentos, pois a cicatriz não desaparece sozinha.

Mas vamos entender aqui o que são cravos e acnes, como se formam as cicatrizes, tratamentos indicados e como prevenir a cicatriz de acne e cravos.

O que é a cicatriz de acne e cravos e como são formadas?

A acne e o cravo são formados por uma alta concentração de sebo produzidos pelas glândulas sebáceas ou quando o sebo não consegue sair pelos poros. Podendo até causar uma inflamação ou infecção.

O sebo tem sua função no organismo que é: hidratar, proteger e lubrificar a pele.

O cravo é resultado desse excesso de sebo e pelo entupimento dos poros, já a acne é formada de cravos inflamados por bactérias.

As bactérias como o sebo causam a acne, que é caracterizada pelo inchaço, vermelhidão e pus.

A cicatriz acontece quando há um grau elevado de acne, uma lesão na região e outros motivos externos. Os principais motivos do surgimento de cicatriz de acne e cravos são:

  • Exposição excessiva ao sol, sem o uso de protetor solar;
  • Mexer na acne e no cravo;
  • Acnes de grau 3 até 5;
  • Interromper o tratamento recomendado pelo dermatologista.

Conheça os graus de acne que são mais propensos a causar cicatrizes, sendo o grau 3, 4 e 5. Saiba mais:

Grau 5 – Tem a presença de cravos, pústulas (presença de pus), pápulas (lesões sólidas), nódulos, cistos e um grande processo inflamatório na região, podendo ter eventualmente mal-estar e febre.

Grau 4 – Possuem cravos, pústulas e pápulas, além de cisto e nódulos com saída de secreção.

Grau 3 – Tem somente cravos, pústulas e pápulas.

FK - Cicatriz de acne e cravos
FK – Cicatriz de acne e cravos

Cicatriz de acne e cravos: Conheça seus tipos

Alguns tipos de acnes podem gerar cicatriz, seja por serem espremidos ou por serem mais profundos. Veja a seguir os tipos de cicatriz de acne e cravos:

Cicatriz de acne atrófica – São cicatrizes que apresentam afundamentos e depressões na pele.

Está localizado abaixo do nível da pele e pode ser tratada com produtos e procedimentos que ajudam a preencher essa região, melhorando a aparência e textura.

Cicatriz de acne hipertrófica – São cicatrizes que aparentam estar inchadas e sobressaem na pele. Ficando restringido apenas no local do trauma.

Cicatriz de acne distrófica – As cicatrizes têm as bordas irregulares, fundo branco profundas, causando uma depressão na pele.

Queloides – São cicatrizes altas e avermelhadas, que podem superar o limite do local do trauma, aparecem após a cura de um ferimento.

Como tratar a cicatriz de acne e cravos

Peeling – O peeling é indicado para cicatrizes suaves e visa melhorar a textura da pele. A substância é aplicada na pele, provocando uma descamação, para nascer uma nova camada de pele.

Laser – O laser estimula a produção de colágeno, tratando as cicatrizes superficiais da pele. Promove o clareamento das manchas e removendo as marcas provocadas pela acne e cravo.

Para atingir marcas mais profundas será necessárias algumas sessões de laser na área.

Microdermoabrasão ou dermoabrasão – É uma esfoliação feita por um equipamento com ponteiras que lixam a pele, removendo a camada mais externa.

É indicado para cicatrizes que contenham ondulações, o procedimento resulta em uma pele mais uniforme e fina.

Injeção de plasmas – É basicamente um tratamento que aplica sangue e plasma da própria pessoa nela mesma.

É indicado para quem não tem medo de injeção, visto que, o sangue+plasma é injetado no rosto através de injeções.

Essa mistura não é absorvida totalmente pela pele, o que estimula a produção de coágulos, fibrina e novas fibras de colágeno. Fazendo com que preencha todas as depressões causadas pela cicatriz de acne e cravos.

Preenchimento com ácido hialurônico – O ácido hialurônico remove os pontos de fibrose, causadas pela cicatriz, o preenchimento tem como objetivo uniformizar a pele.

Remédio e cremes para passar na área – Existem diversos cosméticos e remédios para o tratamento de acne e cravo, desde os que são necessários prescrição médica aos que você consegue comprar livremente.

Um ótimo produto é o Gel Secativo de Cravos e Espinhas Acnezil. Indicado para limpeza diária, combate a oleosidade e previne cravos e espinhas, proporcionando uma refrescância na pele, sem ressecar.

Para escolher o melhor tratamento é ideal consultar um dermatologista, sabendo as causas físicas, emocionais e o grau de acne o médico irá passar o melhor tratamento.

FK - Cicatriz de acne e cravos
FK – Cicatriz de acne e cravos

É possível prevenir a cicatriz de acne e cravos?

Sim, é possível prevenir a cicatriz de acne e cravos. E a melhor forma é controlando e evitando a acne e os cravos.

Parece obvio, mas é essencial manter alguns cuidados para evitar o surgimento das espinhas e dos cravos e consequentemente de prováveis cicatrizes.

Veja a seguir 7 cuidados para ajudar na prevenção da cicatriz de acne e cravos:

  1. Sempre remover toda maquiagem do rosto;
  2. Usar tônicos para limpeza profunda dos poros;
  3. Lavar o rosto com sabonete específico para pele acneica;
  4. Visitar regularmente um dermatologista;
  5. Usar protetor solar;
  6. Optar por produtos que controlam a oleosidade;
  7. Não esprema as espinhas e os cravos.

Em sua maioria a acne e os cravos se desenvolvem com mais facilidade em peles do tipo oleosa, por esse motivo é importante usar produtos que controlam essa oleosidade. Como:

O que achou do nosso conteúdo sobre cicatriz de acne e cravos? Deixe o seu comentário.

Não perca mais de nossas dicas nas redes sociais do Instagram, Facebook e Twitter.

Obrigada!

Deixe um comentário