You are currently viewing Saiba como higienizar pincéis de maquiagem em 3 passos
FK - Higienizar pinceis de maquiagem

Saiba como higienizar pincéis de maquiagem em 3 passos

O assunto higiene nunca foi tão falado quanto nesse período de pandemia, tomamos ciência da importância da higienização e redobramos os cuidados.

Um desses cuidados é higienizar pincéis de maquiagem, um assunto muito comentado nos últimos anos.

Devemos higienizar pincéis de maquiagem, pois melhora o resultado da make, elimina todos os resquícios de produtos e diminui as chances do surgimento de acne e cravos.

Para higienizar pincéis de maquiagem é necessário seguir alguns cuidados no processo e vamos esclarecer tudo aqui!

Entenda porque se deve higienizar pincéis de maquiagem

O acúmulo de sujeira e produtos fazem com que haja acúmulo de bactérias e fungos nos pincéis, por esse motivo é super importante manter a higiene em dia.

Além disso, pode acabar causando irritações, inflamações e contribuir para o surgimento ou piora de acnes e cravos.

A ferramenta contaminada por fungos e bactérias podem causar problemas ainda mais sérios, como micose, dermatites e foliculite.

Dessa forma, higienizar pincéis de maquiagem se torna essencial quando o assunto é cuidado com a pele e o corpo.

Como prepara os pincéis para higienização

Separe todos os pincéis que serão higienizados e retire o excesso de maquiagem que contenham nele. Para higienizar os pincéis de maquiagem é necessário ter alguns produtos e equipamento em mãos, sendo:

  • Sabonete ou shampoo neutro;
  • Secador de cabelo;
  • Um recipiente que caiba as cerdas do pincel;
  • Toalha;
  • Água corrente.
FK - Higienizar pincéis de maquiagem
FK – Higienizar pincéis de maquiagem

Conheça o Shampoo Neutro Limpeza Balanceada da Palmolive, que possui em sua fórmula extrato de erva-cidreira. E o Sabonete Líquido Nutri-Milk da Palmolive, que possui uma fórmula extremamente hidratante, que auxilia na limpeza e na hidratação intensa.

Ambos servem para higienizar pincéis de maquiagem!

Você pode optar também pelo Limpador de Pincéis da Pozzi, um produto especializado para limpeza de pincéis de maquiagem.

Passo a passo para higienizar pincéis de maquiagem

Agora que já tem tudo que precisa nas mãos, vamos ver quais são os 3 passos para higienizar pincéis de maquiagem.

1º passo – Lavagem

Em um recipiente adicione água e o shampoo/sabonete neutro, misture tudo e adicione os pincéis de forma que todas as cerdas fiquem submersas. Deixe de molho por alguns minutos.

2º passo – Limpeza

Pegue 1 pincel do recipiente e esfregue suavemente as cerdas do pincel na palma da mão, caso julgue necessário, adicione umas gotas de shampoo/sabonete.

Esfregue em movimentos circulares até que saia toda sujeira, em seguida enxágue em água abundante.

FK - Higienizar pincéis de maquiagem.
FK – Higienizar pincéis de maquiagem.

3º passo – Secagem

Após realizar todo o processo de lavagem e limpeza, chegou a hora de secar os pincéis. Para isso, é necessário tirar o excesso de água com uma toalha e deixar exposto no sol na posição horizontal de cabeça para baixo.

Tem a possibilidade de acelerar esse processo com o auxílio do secador de cabelo. Então, com o secador na temperatura morna/fria e com a distância de 10 cm seque os pincéis.

Se você tiver fora de casa e sentir a necessidade de higienizar pincéis de maquiagem, utilize lenços demaquilantes! Basta colocar o lenço nas mãos e esfregar o pincel em movimentos circulares.

Um excelente lenço demaquilante é o Lenço de Limpeza Facial Detox da Ricca, que remove a maquiagem e elimina todas as impurezas.

Qual a frequência para higienizar pincéis de maquiagem?

Segundo a dermatologista Patricia Nakahodo, os pincéis que são usados para aplicar bases e batons devem ser higienizados a cada duas semanas.

Já os pincéis usados para aplicar sombras e pó devem ser lavados no mínimo uma vez a cada 30 dias.

Cuidados diários com os pincéis de maquiagem

Um kit de pincel pode ser um dos itens mais caros da coleção de maquiagens, por esse motivo é importante ter cuidado com eles. Pensando nisso, separamos algumas dicas para o seu pincel durar mais. Veja a seguir:

  1. Tome cuidado para o cabo do pincel não ficar imerso na água na hora da higienização, isso pode fazer com que o tempo de durabilidade do pincel diminua;
  2. Armazene seus pincéis em um lugar longe da umidade, pois o excesso de umidade pode favorecer o emboloramento e a proliferação de bactérias e fungos;
  3. Guarde os pincéis em um estojo diferente das demais maquiagens, deixar o pincel solto com os demais produtos pois podem deixar ele deformado e amassado. Opte por um estojo mais rígido que protege as cerdas;
  4. Na hora da aplicação ou da higienização é importante não pressionar as cerdas com força, isso compromete a qualidade do produto e deforma as cerdas.

Pincéis de maquiagem podem ser compartilhados?

Os pincéis, assim como qualquer produto de maquiagem não devem ser compartilhados com outras pessoas, sendo de uso pessoal.

O compartilhamento das ferramentas e de maquiagens podem intensificar os riscos de transmissão de doenças, como: conjuntivite, terçol, herpes, amigdalite, gripes, verrugas, micoses, resfriados e mononucleose.

O que achou do nosso conteúdo sobre como higienizar pincéis de maquiagem? Deixe o seu comentário.

Não perca mais de nossas dicas nas redes sociais do Instagram, Facebook e Twitter.

Obrigada!

Deixe um comentário