You are currently viewing Cuidados com a pele no sol: Guia completo
FK - Cuidados com a pele no sol

Cuidados com a pele no sol: Guia completo

A exposição da pele ao sol pode gerar sardas, pintas, manchas, envelhecimento precoce e surgimento de rugas entres outros.

Os cuidados com a pele no sol são essenciais para proteger a pele dos raios UVA e UVB, produzidos pelo sol e que afetam a pele. Confira algumas dicas e entenda como cuidar da pele no sol.

Benefícios do sol na pele

O contato com o sol gera sensação de alegria, é fonte de vitamina D e traz diversos benefícios para a saúde. Isso porque, tomar sol aumenta a produção de endorfina, melatonina e serotonina no nosso cérebro. 

Por isso, é uma importante fonte natural de produção de vitaminas que evita doenças, ajuda a regular a imunidade, o sono, evita infecções e inclusive doenças de pele. Saia para tomar sol!

Cuidados com a pele no sol

No entanto, é necessário saber dosar essa exposição da pele no sol principalmente em estações do ano como o verão, onde ele está mais forte podendo causar queimaduras, descamação e o crescimento anormal de células na pele que podem gerar manchas, pintas e doenças.

Para começar os cuidados com a pele no sol, deve-se observar que existem horários e períodos em que ele pode ser mais agressivo e assim, tentar evitar ou se proteger dele.

FK - Cuidados com a pele no sol
FK – Cuidados com a pele no sol

Os raios UVA e UVB representam a radiação solar responsáveis por causar os problemas de pele.

UVA – O raio ultravioleta atinge o corpo e o rosto e representa 95% da radiação solar durante todo o horário de sol e pode causar danos irreversíveis na pele. Esses raios provocam alterações nas células prejudicando sua estrutura saudável da pele ou envelhecendo precocemente. 

UBV – Já o raio UVB são menos intensos dentre o horário de 10 horas às 16 horas pois atingem uma camada superficial da pele.

Embora seja menos agressivo que a radiação transmitida pelo raio UVA, podem causar ardência e vermelhidão. O raio UVB também é responsável pelo envelhecimento precoce.

Vale destacar que ambos em contato demasiado com a pele, podem levar ao câncer de pele dependendo do tipo de alterações provocadas nas células cutâneas provocadas por exposição excessiva ao sol. 

Cuidados antes e pós sol

Vale lembrar que existem diversos tipos de cuidados para cada tipo de pele antes e após tomar sol.

No entanto, de qualquer maneira, manter esses cuidados resultam em pele saudável e evita doenças que se manifestam devido à exposição excessiva da pele ao sol.

Os cuidados com a pele no sol recomendados para manter pele saudável são:

FK - Cuidados com a pele no sol
FK – Cuidados com a pele no sol
  • Evite os raios em determinados horários onde o sol está mais intenso das 10 horas da manhã até as 16 horas da tarde;
  • Utilize acessórios como chapéus, bonés e óculos de sol;
  • Vista roupas apropriadas, cobrindo braços e pernas;
  • Beba água. A água mantém a pele hidratada;
  • Use protetor solar.
  • Utilize um guarda-sol em dias mais quentes.

Sugestões de protetores hidratantes faciais

Use protetor solar

O protetor solar é um agente poderoso para os cuidados com a pele no sol. Como o próprio nome diz, protege a pele do sol formando uma camada absorvente impedindo que a radiação que o sol transmite atinja as células da pele. 

FK - Cuidados com a pele no sol
FK – Cuidados com a pele no sol

Dessa maneira, seu uso constante é essencial para impedir doenças de pele, queimaduras, manchas e envelhecimento precoce.

Além da fórmula protetora de radiação solar, ele também possui agentes que hidratam a pele e clareia manchas existentes e evitam o aparecimento delas.

Outra ação benéfica do protetor solar é que ele ajuda a manter a pele com a imunidade boa. O contato da radiação com a pele também pode gerar uma baixa na imunidade, facilitando para as bactérias e assim pode surgir as acnes solares.

Com isso, favorece também o surgimento de acnes e cravos.

Recomendação de protetores solares

O fator solar representa a potência de proteção que o mesmo apresenta na sua fórmula e o tempo médio de duração dessa proteção. Dessa maneira, está relacionado ao tempo que a pele ficará exposta ao sol.

Quanto maior o fator do protetor solar, mais tempo e potência de proteção ele tem.

Por isso, entre um protetor com FPS 30 e um com FPS 50 a diferença está no tempo de duração dessa proteção, porém um fator 30 terá a mesma qualidade de proteção, mas qualidade inferior em tempo de proteção e de duração.

O que achou do nosso conteúdo sobre cuidados com a pele no sol?

Não perca mais de nossas dicas nas redes sociais do Instagram, Facebook e Twitter.

Obrigado!

Deixe um comentário