You are currently viewing Pele descascando: Causas, como tratar e prevenir
FK - Pele Descascando

Pele descascando: Causas, como tratar e prevenir

A pele descascando pode ocorrer por diversos motivos e suas causas podem estar relacionada a falta de água no organismo, sinalizando que existe a necessidade de hidratação como também, irritações, infecções ou dermatites.

As causas também podem ter relação com o tipo de pele, no entanto, tanto a pele seca quanto peles normais e oleosas podem desenvolver algum tipo de descamação, em especial as peles que estão sensíveis e com pouca barreira de proteção.

Dessa maneira, a pele descascando pode indicar que o sistema imunológico está baixo devido à falta de vitaminas essenciais para manter essa barreira de proteção.

Confira abaixo algumas das causas da pele descascando, como tratar e prevenir.

FK - Pele descascando
FK – Pele descascando

Pele descascando: Causas

Algumas das causas mais aparentes da pele descascando, está relacionada a:

  • Alterações climáticas;
  • Ressecamento da pele;
  • Pele que ficou exposta ao sol sem proteção por muito tempo, gerando queimaduras mais leves;
  • Dermatite de contato;
  •  Infecções e doenças inflamatórias como dermatite atópica e psoríase.

Alterações Climáticas

A pele descascando também está relacionada às condições climáticas onde a pele tende a sofrer queimaduras no verão e ressecamento no inverno. Por isso, os cuidados com a pele no sol são tão essenciais quanto os cuidados com a pele no inverno.

No inverno, a tendência é consumir menos água e tomar banhos quentes, dois fatores que levam ao ressecamento e pode ocorrer o descascamento da pele.

Além disso, cuidados diários com produtos como, protetor solar e cremes hidratantes, alimentação, dormir bem e exercícios, ajudam a manter a pele saudável.

Ressecamento da pele

A causa mais comum da pele descascar é o ressecamento. Isso ocorre na pele seca, por reter menos água, deixando a pele desidratada. No entanto, tanto a pele seca quanto a pele oleosa e normal podem descascar também, mas por outros motivos.

Sol

Já no verão, devido à falta de proteção suficiente e prolongada, a pele pode sofrer com os raios UVA e UVB, podendo causar queimaduras de diversos níveis e vermelhidão, levando a descamação.

Por outro lado, como no verão a tendência é mais água e banhos onde a temperatura da água é mais baixa e por isso a pele fica menos ressecada, evitando descascar por ressecamento.

Dermatite de contato

A dermatite de contato é uma reação do nosso sistema imunológico, ou seja, é uma reação alérgica. Isso pode ocorrer através do atrito entre a pele e objetos ou substâncias que levam a essa irritação.

Normalmente, os sintomas da dermatite de contato são vermelhidão, coceiras e pele descascando. Caso a coceira e vermelhidão se agravem é necessário buscar ajuda de um médico dermatologista para indicar o tratamento.

Além disso, em alguns casos a pele irritada pela dermatite de contato pode ser tratada com pomadas, cremes entre outros produtos para aliviar a irritação.

Tratar e Prevenir

Sabendo qual a causa da pele descascando, fica mais fácil buscar tratamentos adequados e realizar procedimentos para prevenir.

No entanto, em caso de infecções e reações alérgicas é sempre aconselhável que se busque entendimento através de um médico ou profissional da área.

Quando a pele descasca pelas condições climáticas, provocando queimaduras ou ressecamento do frio é possível tratar e prevenir em casa com produtos e práticas saudáveis.

Sendo assim, para prevenir ou tratar a pele descascando basta selecionar produtos que correspondam ao seu tipo de pele e cuidar das vitaminas e nutrientes que seu corpo precisa.

FK - Pele Descascando
FK – Pele Descascando

Pós Sol

Os cuidados com a pele após o sol devem ser tomados constantemente. No entanto, os cuidados com o rosto no verão devem ser maiores devido à alta temperatura em contato com a pele no sol.

A falta de proteção como filtro solar e hidratação, entre outros fatores, podem deixar a pele sensível ainda mais sensível. Por isso, após tomar sol hidrate bem a pele e se hidrate bebendo água.

 Como tratar pele descascando

FK - Pele Descascando
FK – Pele Descascando

A limpeza, hidratação e proteção da pele são essenciais para manter a pele saudável e protegida. Quando descasca está sensibilizada e sem proteção resultando em descamações.

  • Rotina de cuidados com skincare;
  • Lavar a pele com sabonetes específicos para peles sensíveis e com ativo de hidratante;
  • Passe sobre a pele úmida um produto para reforçar a proteção da pele;
  • Caso seja necessário, utilize água termal. Borrifando na pele, ao longo do dia para manter a pele suavizada.

Evitar banhos com a temperatura da água muito quente também é um fator importante de cuidado com a pele seca e desidratada.

Indicações de produto para hidratação e cuidado com peles mais sensíveis:

Para o rosto:

Para o corpo:

O que achou do nosso conteúdo sobre pele descascando? Deixe o seu comentário.

Não perca mais de nossas dicas nas redes sociais do Instagram, Facebook e Twitter.

Obrigada!

Deixe um comentário