You are currently viewing Pele mista: Saiba quais são os cuidados necessários
FK - Pele mista

Pele mista: Saiba quais são os cuidados necessários

Nem seca, nem normal e nem oleosa, a pele mista é uma combinação de todas elas. A maior dificuldade para quem tem esse tipo de pele é encontrar um equilíbrio entre essas condições.

Essa mistura de tipos de pele é muito comum e pode dificultar os cuidados diários e a escolha dos cosméticos. Mas fique tranquilo, iremos esclarecer tudo aqui. Nos acompanhe!

Características da pele mista

Assim como a pele normal, oleosa ou seca, a pele mista também é um tipo de pele. A principal característica da pele mista é a combinação entre os outros tipos de pele.

Apresentando pele oleosa na zona “T” do rosto (testa, nariz e queixo) e pele seca ou normal na região dos olhos e bochechas.

A pele mista apresenta produção de glândulas sebáceas e desequilíbrio na hidratação, é uma pele fina, rosada e apresenta rugas finas e precoces, além disso, apresenta tendência a descamação nas regiões secas.

Outra característica comum, mas não obrigatória da pele mista é a presença de poros dilatados na zona T do rosto, o que pode favorecer o aparecimento de acne e cravos na área. Muitas pessoas confundem os cuidados que devem ter com esse tipo de pele.

Uso produto para pele oleosa ou para pele seca? Nenhum e nem outro, deve-se usar produtos específicos para pele mista, veja mais a seguir.

Cuidados com a pele mista

Se você identificou através das características que sua pele é mista, é necessário saber como cuidar adequadamente dela.

Para isso, a primeira dica é ficar atento à formulação dos cosméticos, opte por produtos sem ativos gordurosos e oclusivos, assim é possível proteger sem aumentar a produção de sebo ou “pesar” a pele.

Os produtos que tratam a acne são bem-vindos, desde que sejam indicados dermatologicamente e usados apenas na região necessária.

Skincare da pele mista

Skincare significa “cuidados com a pele”, e nada mais é do que a rotina de cuidados diários que se deve ter com a pele. Dessa forma, a pele fica mais saudável e radiante por mais tempo.

É essencial usar produtos para o seu tipo de pele em todas as etapas!

Mas calma, não é necessário passar um produto específico para cada área da sua pele. Existem produtos específicos para pele mista, e é o que você vai ver a seguir.

FK - Pele mista (Limpeza)
FK – Pele mista (Limpeza)

Limpeza

A limpeza facial elimina as impurezas, o excesso de oleosidade e até mesmo o excesso de maquiagem.

O ideal é usar produtos que removam o excesso de oleosidade, mas não deixe a pele sensível e ressecada. Opte por produtos em gel, espuma, loção e com base natural.

Uma ótima opção é o Sabonete Limpeza Facial Antiacne 3 m 1 Garnier – 120g, possui uma fórmula para limpeza dos poros que hidrata e matifica, a pele fica instantaneamente com uma aparência mais leve e macia.

Tônico

O tônico facial regula o pH e acalma a pele após a limpeza, por esse motivo é necessário usar produtos sem álcool e optar por produtos que contenham ação calmante, como a camomila.

Conheça o Tônico Facial Revitalizante Ruby Rose – 120ml, ele limpa profundamente e ajuda a controlar a oleosidade e o brilho excessivo. Possui ação purificante e mantém os poros desobstruídos, sem agredir ou ressecar a pele. Com fórmula oil free.

Hidratação

Todo tipo de pele necessita de hidratação, e não seria diferente com a pele mista.

Nesse caso, é indicado usar hidratantes em gel, sérum ou com ingredientes naturais que oferecem uma hidratação suave.

Conheça alguns hidratantes para pele mista:

Proteção

Não deixe a proteção de lado, ela protege a nossa pele contra os raios UV e UVA! O filtro solar deve ser usado diariamente, mesmo se não tiver sol.

Ele deve conter ativos que controlem a oleosidade da pele, então prefira filtro solar com textura em gel-creme e com fórmula oil-free.

Como o Protetor Solar Facial Sun Fresh FPS 70 Neutrogena, sua tecnologia ultraleve protege a pele mesmo quando for aplicado quando ela estiver molhada.

FK - Pele mista (Protetor solar)
FK – Pele mista (Protetor solar)pr

Esfoliação

A esfoliação serve para eliminar as peles mortas que ficam presas em nosso rosto e as impurezas, além disso, desobstruem os poros e combatem os sinais da idade.

Para a pele mista é recomendado realizar a esfoliação com produtos específicos uma vez por semana na zona “T” e a cada 15 dias nas outras partes do rosto.

Conheça o Esfoliante Facial Neutrogena Purified Skin, desenvolvido para limpar profundamente e renovar sua pele. Esfolia, sem agredir sua pele, de uma maneira bem suave, possui partículas finas que removem as células mortas, retirando todas as impurezas.

PH da pele

O pH da pele tem um papel importante, essencial para manter a barreira protetora da nossa pele.

Ele inibe o crescimento de bactérias, naturaliza agressores à base de alcalinos e restaura o ambiente ácido ideal para a flora natural da pele.

Sabendo que o pH 7 (igual a água potável) é considerado neutro, a nossa pele tem o pH ácido, sendo entre 4,6 e 5,8.

Utilizar produtos incorretos ou em excesso, principalmente aqueles que contenham ação “detergente”, tem um grande potencial de afetar o pH da pele.

Em geral, quando o pH da pele muda, ela fica com descamação, sensação de desconforto e vermelhidão.

Por esse motivo, é extremamente importante usar produtos indicados para o seu tipo de pele, e não exagerar na quantidade. Fica esperta!

O que achou do nosso conteúdo sobre a pele mista? Deixe o seu comentário.

Não perca mais de nossas dicas nas redes sociais do Instagram, Facebook e Twitter.

Obrigada!

Deixe um comentário